Profissionais de TI, aqui vai uma pergunta importante: o que vocês têm feito para agregar valor à sua prestação de serviços e decolar no mercado local?

Na teoria, muito se fala sobre aumentar o valor dos negócios e oferecer diferenciais para se destacar como profissional autônomo. Por outro lado, fixar uma imagem positiva e permanente na mente do cliente nem sempre é um objetivo atingido na prática.

Uma coisa é certa: o cuidado com os detalhes faz toda a diferença para valorizar seu trabalho, expandir sua visibilidade e impressionar seu público potencial.

Profissionais de TI: como agregar mais valor aos serviços prestados?

Amplie seu portfólio

Já considerou expandir seu portfólio?

São pouquíssimos os profissionais que oferecem um suporte completo em TI para seus clientes. Se oferecer um pacote tão abrangente de serviços e modalidades pode representar altos custos com treinamento e tecnologia, disponibilizar soluções novas e estratégicas é um excelente caminho.

Ao diversificar sua gama de serviços, o profissional de TI vai de encontro às necessidades dos seus clientes e potenciais clientes, solucionando mais problemas e gerando mais resultados com uma atuação mais plural.

A tendência, com um portfólio mais completo, é também aumentar a cartela de clientes e alavancar a lucratividade.

Aposte em soluções de backup

Dentre as novas possibilidades de atuação, destacamos a oferta de soluções eficazes de backup.

Com o crescimento assustador de ciberataques em todo o planeta e o uso massivo da web nas empresas, negócios estão cada vez mais cientes da importância de preservar seus dados e evitar catástrofes financeiras e de reputação.

Todo esse cenário converge para um contexto altamente propício para oferecer serviços de backup (incluindo a gestão e o monitoramento). De fato, em 2018, o Gartner estimou um crescimento de 8% nos investimentos para segurança da informação.

Vale acrescentar, ainda, que as pequenas e médias empresas são o público ideal para esses serviços. Foque nas PMEs!

Monte um relatório de atividades

Todo bom trabalho pode ser mensurado e acompanhado.

Uma maneira simples e eficiente de agregar muito valor para seus serviços é montar e disponibilizar um relatório mensal das atividades desenvolvidas no período.

O documento (que pode ser organizado na forma de planilha ou lista, por exemplo) presta contas do trabalho realizado em determinado mês, incluindo eventuais problemas que surgiram e as soluções aplicadas para saná-las.

Se você cobra um valor por tipo de serviço ou hora trabalhada, certifique-se de detalhar essas informações no relatório. Inclua também os resultados das ações, se for o caso.

Dessa forma, você não abre espaços para possíveis dúvidas sobre o retorno do seu trabalho e ainda justifica a importância do mesmo.  

Leia Mais: Precificação de serviços de TI: como fazer e se manter competitivo?

Ajude seu cliente ao compartilhar sua expertise

Lembre-se: o total do que você oferece com seu trabalho é muito mais do que simplesmente seus serviços.

A questão aqui, é agregar valor a esse “total”, apostando em abordagens diferenciadas que possam ir de encontro às necessidades do seu público.

Nesse sentido, outra estratégia interessante é compartilhar sua experiência e seus conhecimentos ao oferecer ajuda especializada para seu cliente.

É possível, por exemplo, dar conselhos para facilitar a instalação de determinado programa, além de dar dicas de ferramentas, estratégia empresarial e segurança da informação, dentre outros.

Nesse ponto, não se limite à sua área de atuação: identifique as necessidades e pontos fracos dos seus clientes, averiguando de que maneira você pode ajudá-los. Já passou por uma situação semelhante e pode aconselhar seu cliente? Vá em frente!

Para se destacar, é interessante investigar como a concorrência anda atuando nesse quesito. O ideal é oferecer um apoio mais sofisticado, solícito e amplo, destacando-se no mercado local.

Esse tipo de ajuda especializada melhora significativamente a experiência do consumidor, além de disparar a percepção do valor do seu negócio.

Atenda com excelência, sempre

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Quer você possua ou não uma equipe  responsável pelo atendimento, ele com certeza é um dos principais definidores do profissionalismo e do comprometimento do seu negócio.

Oferecer eficiência, rapidez e diversidade nos canais de contato é o melhor caminho. Facilite, ao máximo, as interações dos clientes com a sua prestadora de serviços.

Vale lembrar que diferenciar seu trabalho também passa pelo atendimento: avalie formatos inovadores de interagir com seu público, como chatbots no site (programas de computadores que simulam a conversa humana por chats).

Leia Mais: Contrato de prestação de serviços de TI: saiba como não errar

Estude as tendências do mercado

Se um profissional bem informado é importante em qualquer segmento, a importância aumenta quando falamos da efervescente área da tecnologia.

Informar-se constantemente sobre as novidades do mercado de TI é inclusive um caminho para identificar novas possibilidades de atuação e surpreender seu cliente.

Ao acompanhar as notícias, tendências e avanços do meio, você dá vários passos em direção a tornar-se “referência do assunto” no seu mercado local.

Vale lembrar que o “estudo” deve incluir também campanhas e ações da concorrência.

Produza conteúdo útil e relevante

Não precisamos nem bater na tecla da importância de manter um bom site para oficializar seu trabalho e permitir que você seja encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google.

Para além de um bom site otimizado, a dica agora é outra: reserve uma seção do website para um blog voltado para a divulgação de conhecimentos e dicas relevantes.

Seja na forma de artigos simples, vídeos, infográficos ou listas numeradas (para dar apenas alguns exemplos), não deixe de divulgar sua experiência e seus aprendizados com clientes, potenciais clientes e o público interessado em geral.

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A ação de produzir e divulgar conteúdo relevante para atrair, engajar e fidelizar clientes é conhecida como marketing de conteúdo e pode trazer resultados surpreendentes para seu negócio.

Ao transformar seu conhecimento e sua experiência no mercado de TI em informações e dicas úteis para seu público, você se transforma em autoridade no assunto e de quebra ajuda o site a ser encontrado com mais facilidade no Google.

Além disso, tem a oportunidade de educar seu público sobre a importância de práticas de TI (como estratégias preventivas, dicas de manutenção, ações de segurança da informação etc), valorizando e divulgando seus serviços.

E então, o que achou das dicas? Sair à frente da concorrência é totalmente possível – e a atenção deve estar nos detalhes.

Aproximar-se do cliente (procurando ajudá-lo sempre que possível), compartilhar seus conhecimentos, oferecer serviços e abordagens diferenciados, disponibilizar um controle eficiente e organizado do seu trabalho e priorizar o atendimento são alguns dos segredos para agregar o máximo de valor à sua atuação profissional.

Agora, que tal conferir dicas de ouro para reter seus clientes já existentes?

Obrigado pela visita e até a próxima!

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