Um dos reflexos mais importantes da ascensão do cloud computing no mercado foi o modelo de negócios SaaS (Software as a Service). Trata-se de uma forma de oferecer soluções tecnológicas via internet, vendendo-as como serviço.

Uma das principais inovações do modelo é que as empresas prestadoras do serviço não precisam instalar e fazer a manutenção/atualização de softwares e aplicativos: os sistemas são baseados na web, exigindo apenas conexão com a internet para que ocorra o acesso.

Se facilidade e acessibilidade são grandes benefícios, é preciso lembrar que as empresas devem se responsabilizar por fazer a gestão desses acessos e garantir a segurança da informação, da conectividade e dos servidores que executam o serviço.

Nesse ponto, entra em cena um dos principais desafios para as organizações SaaS e seus usuários: o surgimento de novos riscos e a urgência de uma estratégia eficaz para minimizar esses riscos e assegurar a proteção dos dados.

Afinal, por que a segurança em SaaS é tão importante?

Os 4 principais riscos de segurança do modelo SaaS

Trazendo vantagens para os gestores e facilidades para os usuários, o SaaS já se tornou a base de TI para muitos negócios ao redor do mundo.

Como vimos, porém, trata-se de uma tecnologia ainda recente e que traz preocupações relativas à segurança – adotar o modelo, afinal, em geral significa ter menos controle sobre o armazenamento das informações.

A seguir, confira alguns dos principais riscos do modelo de negócios SaaS, destacando a importância de uma boa estratégia de proteção!

Instabilidade do modelo

Um software SaaS confiável tem na segurança e na estabilidade as suas principais bases de sustentação. Com a popularidade crescente do serviço, ficou mais fácil encontrar diversas opções de qualidade, o que é positivo.

Por outro lado, a proliferação do modelo de negócios faz com que muitas empresas percam a competitividade e, invariavelmente, fechem as portas. Com isso, vem a situação imprevisível: para onde vão os dados estratégicos do seu negócio quando seu provedor SaaS vai à falência?

Essa instabilidade abre brechas para riscos como violação (e até mesmo perda) de dados. Estar ciente aos termos e condições gerais do serviço para esses casos é fundamental, além de lançar mão de outras medidas de segurança que veremos adiante.

Riscos no acesso de dados

Usufruir de um serviço SaaS significa fornecer dados importantes do seu negócio para a gestão de terceiros. Isso faz com que inúmeros usuários temam que as informações sejam acessadas por pessoas não autorizadas e, em consequência, sejam disseminadas, violadas ou excluídas erroneamente.

A situação se agrava ainda mais quando a empresa pretende armazenar dados confidenciais e/ou altamente estratégicos, que representam um patrimônio intelectual de valor inestimável para sua reputação e para seu posicionamento no mercado.

Nesse sentido, é fundamental discutir a política e procedimentos de níveis de acesso praticados pelo prestador de SaaS (que é obrigado a incluir a cláusula no contrato). Verifique atentamente as questões de privacidade e as soluções indicadas para casos de problemas (por exemplo: como seus dados podem ser recuperados se a assinatura não for renovada?).

Problemas com transparência

É comum que os prestadores de SaaS possuam reservas a respeito de seus procedimentos de segurança, garantindo apenas que a proteção aos dados é intrínseca ao serviço.

Essa falta de transparência, não por acaso, traz muita desconfiança aos usuários, o que provoca especulações sobre a qualidade e a confiabilidade dos serviços. A retenção das informações acerca de data centers e processamento de dados é, certamente, um grande perigo para a segurança dos usuários.

Falta de controle direto sobre os dados

Como já mencionamos, contar com um prestador SaaS significa entregar dados corporativos valiosos à gestão de terceiros. Um dos potenciais riscos do modelo de negócios, nesse sentido, é perder o real controle sobre as próprias informações.

É o provedor quem irá configurar, gerenciar, manter e atualizar o software, responsabilizando-se por armazenar os dados. Um serviço de qualidade e credibilidade pode garantir muitos benefícios nesse sentido – por outro lado, um provedor instável pode trazer riscos graves à integridade da informação em casos de falhas.

Saiba Mais: Gestão de Riscos em TI: o que é e como implementar?

O que uma boa estratégia de segurança em SaaS deve conter?

Vale a pena ressaltar: se pode trazer tantos riscos, o modelo SaaS também acarreta diversas vantagens. Não por acaso, é um modelo vastamente adotado na atualidade, refletindo a onipresença do cloud computing como opção definitiva nos dias de hoje.

A redução de custos é um dos benefícios mais diretos: o serviço exige um investimento inicial baixo, oferece grande capacidade de adaptação do sistema, custos reduzidos com manutenção técnica e operação mais veloz e customizável do software.

A questão da segurança no ambiente digital, no entanto, é cada vez mais urgente: os crimes de vazamento, sequestro e violação de dados têm crescido em número e complexidade, aumentando a preocupação de empresários de negócios de todos os portes.

Um dos principais cuidados, nesse sentido, é repensar a nuvem pública e considerar a nuvem privada, especialmente se os dados armazenados no modelo SaaS forem sensíveis e críticos.

A nuvem privada, afinal, garante um servidor individual para armazenar seus dados corporativos, evitando que possíveis falhas de segurança e de gestão do prestador exponham dados sigilosos de clientes, informações estratégicas da organização e mesmo dados financeiros.

Um outro caminho interessante é a nuvem híbrida – no modelo, é possível optar pela nuvem pública para hospedar dados menos críticos ou mais simples e a nuvem privada para armazenar as informações confidenciais e estratégicas da empresa.

Os backups são outra estratégia imprescindível para minimizar as falhas, potencializar a segurança e garantir a disponibilidade dos dados mesmo que ocorra algum problema ou imprevisto (incluindo as falhas humanas, um dos principais fatores de risco para as informações).

É importante destacar que o modelo SaaS permite executar o backup dos dados em alta disponibilidade. A cópia periódica das informações e seu armazenamento em servidores seguros, vale lembrar, é a maior estratégia de segurança para garantir que a empresa continue tendo acesso a seus dados valiosos (mesmo em casos de ransomware, falhas de hardware ou ataques cibernéticos).

No mais, investir em uma estrutura robusta de segurança (contando inclusive com bons parceiros especializados na área) deve ser parte da própria estratégia de negócios da empresa. A depender das suas características específicas e de seu modelo de negócios, pode ser necessário contar com uma infraestrutura completa de monitoramento de rede, firewall, antivírus e criptografia.

Para ajudar você a potencializar a segurança da informação na sua empresa, elaboramos um Guia Definitivo para proteger seu negócio contra o Ransomware, o crime virtual que tem feito cada vez mais vítimas no Brasil e no mundo.

FAÇA O DOWNLOAD  GRATUITO DO MATERIAL:

Deixe um comentário

×