Nos dias de hoje, ninguém subestima a importância de um atendimento de excelência – e nem o poder da tecnologia para facilitar e melhorar o processo. Não por acaso, o software de help desk é uma ferramenta cada vez mais indispensável para empresas de todos os portes e segmentos de atuação. 

Eliminado processos manuais de atendimento, facilitando o contato com o cliente e organizando as solicitações internas, esse sistema garante soluções rápidas para os problemas da TI e beneficia a organização com um todo

Se seu negócio ainda não usufrui das vantagens desse recurso, saiba que o software de help desk é capaz de responder às demandas dos clientes de forma ágil, eficiente e remota, adequando as empresas às exigências dos nossos tempos. 

Software de help desk: o que é e como funciona?  

No começo, a expressão “help desk” designava um sistema ou departamento voltado unicamente para solucionar os problemas da TI. Com o tempo, porém, as organizações passaram a usar o termo para definir as áreas de suporte e atendimento em geral. 

A função principal do setor, afinal permanece a mesma: esclarecer, promover as manutenções e fornecer suporte a serviços e produtos, solucionando as demandas associadas. 

Nesse sentido, o software de help desk foi desenvolvido para rodar todos esses processos de maneira automática, otimizando incrivelmente as rotinas no dia a dia. Vale lembrar que a facilidade não vale somente para o departamento de TI, mas para a gestão de serviços como um todo. 

Se antes era necessário ligar para o setor de help desk para comunicar e registrar uma demanda, o sistema exige apenas que se acesse a plataforma e abra um chamado ou ticket digital. Com a virtualização, há grande economia de tempo e dinheiro, além de melhor gerenciamento dos recursos de TI

Leia Mais: Saiba como escolher o melhor sistema de help desk para seu negócio 

Afinal, por que vale tanto a pena apostar na solução? 

Com demandas cada vez mais rápidas e mais urgentes (tanto do ambiente interno das organizações quanto dos clientes), a necessidade de um sistema inteligente que centralize todos os chamados é evidente

Nesse cenário, o software de help desk entra em cena para organizar, gerenciar e controlar todas as solicitações recebidas pelo setor de atendimento e pela TI, agilizando e facilitando as soluções. 

Confira motivos valiosos pelos quais investir na solução: 

A empresa reduz custos com atendimento 

Uma vez que o software de help desk é instalado e implementado, os processos de atendimento são automatizados, agilizados e simplificados, reduzindo significativamente os custos com administração e manutenção. 

Vale destacar que é possível contar gratuitamente com ferramentas de alta qualidade e desempenho: é o caso do GLPI, sistema de código aberto que está entre os melhores do mercado. 

Ganho em mensuração de produtividade, dados e relatórios 

Sem a mensuração adequada, não há processo que possa ser avaliado, corrigido e melhorado. Entre os diversos recursos disponíveis, o software de help desk permite gerar estatísticas automáticas acerca da produtividade do time. Entre os fatores analisados, estão número de chamados atendidos, tempo de atendimento, demandas solucionadas e mais

A partir dessas informações, a gestão pode detectar quais são os problemas mais comuns da equipe, ganhando insumos importantes para implementar mudanças e corrigir desvios. 

Possibilidade de abertura de chamados por ticket 

Eliminando a necessidade de retrabalho ao repassar todos os dados perdidos (quando a ligação cai, por exemplo) e restabelecer contatos, a solução de help desk possibilita abrir chamados por ticket e criar um número único de identificação para o chamado

Dessa forma, os detalhes de andamento da solicitação são automaticamente registrados, incluindo histórico da demanda, dados do cliente e controle sobre todas as solicitações anteriores. 

Leia Mais: Automação dos processos de TI: por que e como fazer?

Consulta rápida: criação de base de conhecimento 

Com certeza esse é um dos recursos mais interessantes dos sistemas de help desk. Com sua capacidade de registrar e armazenar informações, essas ferramentas possibilitam criar bases de dados que são verdadeiras bibliotecas de resoluções de problemas

No dia a dia das operações, os atendentes podem acessar rapidamente essas bases de conhecimento para esclarecer dúvidas e resolver as demandas dos clientes. Todo o conhecimento adquirido com o tempo, assim, fica registrado para utilidade futura. 

Vale acrescentar que esse recurso permite criar FAQs, ou seja, tutoriais objetivos para solucionar problemas recorrentes com rapidez. 

Melhoria substancial na comunicação 

Não tem mistério: com mais agilidade, abertura e registro automáticos de chamados, a comunicação interna e com os clientes ganha muito em qualidade, minimizando a espera no atendimento e permitindo operar em tempo real. 

Como o software também centraliza todas as informações em uma plataforma integrada, a comunicação de problemas e os feedbacks sobre o andamento das solicitações também são facilitados.  

O resultado é mais tranquilidade e segurança para os solicitantes, além de mais produtividade para as equipes de atendimento e TI. 

Nada de prazos ou urgências perdidas 

Sem uma boa uma boa ferramenta de help desk, as empresas acabam perdendo o fio da meada acerca dos problemas que precisam ser resolvidos, da urgência dos chamados e até do nível de satisfação com os serviços prestados.  

Ao permitir esse rastreio de todas as solicitações, um software do segmento faz com que a equipe consiga visualizar quais tickets são mais urgentes, fornecendo senso de prioridade sobre o que é mais importante e estratégico para o negócio. 

Vantagens para a gestão de TI 

Embora os benefícios dos sistemas de help desk não se restrinjam à TI, a verdade é que esse departamento ganha uma aliada e tanto na ferramenta. Da gestão de incidentes ao inventário do parque tecnológico, as vantagens para os processos do dia a dia são valiosas. 

Dentre as principais, podemos citar: 

  • Gestão de incidentes e problemas;
  • Plataforma única de contato para o time de suporte;
  • Compatibilidade com ITIL;
  • Gestão financeira e administrativa dos ativos de TI;
  • Priorização de incidentes e resolução ágil, de acordo com as necessidades e urgências;
  • Facilidade no cumprimento dos SLAs (Acordo de Nível de Serviço);
  • Rastreamento e controle de todos os tickets abertos;
  • Inventário de softwares e gestão de licenças. 

Saiba Mais: Gestão em TI: como aplicar o GLPI? 

Quer alavancar sua gestão de help desk? Conheça o GLPI 

Se você está em busca de um software de help desk eficiente, gratuito, de código aberto e eficiência comprovada por inúmeros segmentos do mercado, o GLPI é uma excelente alternativa. 

Clique aqui para saber mais sobre a ferramenta e seus impactos definitivos na gestão de serviços! 

Deixe um comentário

×