Já ouviu falar em GLPI? A sigla em francês (Gestionnaire Libre de Parc Informatique) define um sistema de gerenciamento de incidentes e ativos de TI, incluindo o inventário dos equipamentos e a gestão do help desk. Trata-se de um software de código aberto, grátis e distribuído sob licença GNU (General Public License). 

Em outras palavras, o GLPI é uma solução gratuita para a gestão de serviços, chamados e demandas em geral. A ferramenta é tão completa e abrangente que muitos outros profissionais de segmentos diversos usufruem de suas vantagens

Parece ótimo, não? E é! Sendo uma tecnologia de código aberto, qualquer pessoa pode modificar, desenvolver e executar o serviço. Vale dizer, inclusive, que seus usuários formam uma comunidade bastante ativa, o que contribui continuamente para a evolução do software. 

Aprovado por empresas de diferentes portes e áreas de atuação, o GLPI é um aliado poderoso de gestores de TI que desejam gerar relatórios, controlar equipamentos e ter um gerenciamento eficiente de tudo o que acontece no setor. Saiba mais a seguir! 

Afinal, o que é GLPI?

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Créditos: GLPI Brasil

Como vimos, o GLPI é um sistema que auxilia as empresas a gerenciar toda a sua estrutura de informações

De fato, como mencionamos, o serviço é tão abrangente que os gestores de TI não são mais os únicos a tirarem proveito das suas funcionalidades: com a aplicação de plug-ins adicionais, a ferramenta se disseminou no mercado, sendo utilizada para gerenciar contratos e projetos prediais, para manutenção de equipamentos, por administradores, advogados e diversas outras áreas de atuação. 

De múltiplos recursos, o software possibilita ações como criar um inventário de todos os ativos do negócio, gerir tarefas financeiras/administrativas e controlar solicitações diversas dos usuários. 

Baseado na metodologia ITIL, o GLPI é considerado o sucessor do Projeto Oncomon (voltado para o gerenciamento de help desk), sendo a solução open source mais atualizada e eficiente dos dias de hoje no segmento. 

Principais funcionalidades do GLPI 

  • Catálogo de serviços;
  • Gestão de incidentes e requisições;
  • Gestão de problemas;
  • Gestão de mudanças;
  • Gestão de níveis de serviço (SLAs e OLAs);
  • Gestão do conhecimento;
  • Gestão de ativos e licenças;
  • Gestão de projetos;
  • Gestão de fornecedores, contratos, contatos e orçamentos;
  • Suporte a backup via interface;
  • Gestão financeira e administrativa;
  • Gerenciamento de licenças (compatibilidade com ITIL). 

Saiba Mais: 6 indicadores de TI que você precisa acompanhar no seu negócio 

Principais características do GLPI

  • Disponibilidade em vários idiomas;
  • Multi usuários e níveis de usuários;
  • Sistema de autenticação e multi-servidor;
  • Relatórios com gráficos;
  • Gestão e monitoramento de licenças e computador;
  • Inventário;
  • Arquitetura baseada em plug-ins;
  • Licença GPL;
  • Gerenciamento e atendimento help desk;
  • Gerenciamento de solicitações de assistência (via e-mail ou web);
  • Notificação de eventos por e-mail;
  • Integração com OCS Inventory NG. 

Comunidade é tudo: software em constante evolução 

Uma das principais vantagens de se adotar o GLPI é certamente a força da sua comunidade. Vale lembrar que o código da ferramenta está disponibilizado no GitHub, que também inclui dúvidas, debates e contribuições dos seus usuários. Dessa forma, profissionais que entendam de programação e identifiquem um erro no sistema, por exemplo, podem propor alterações que (se aceitas) serão incorporadas ao código oficial. 

A ajuda para utilizar o GLPI também vem de todos os lados: é possível solucionar dúvidas no próprio GitHub, no fórum oficial do serviço, em fóruns do Google, no Facebook, no Youtube e em diversas outras fontes. Para obter auxílio, tudo o que você precisa é pesquisar seu problema em português ou inglês. 

Como o GLPI pode impactar a gestão de serviços do seu negócio? 

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Créditos: GLPI Brasil

Centralizando a gestão de serviços, o GLPI tem como grande benefício oferecer um alto nível de gerenciamento de toda a TI, fazendo com que os riscos se tornem mensuráveis e parametrizando todos os SLAs, de forma compatível com as necessidades de atendimento da sua empresa. 

Nesse cenário, tanto os gestores quanto os usuários ganham controle sobre incidentes recorrentes no negócio, assim como os ativos de Tecnologia da Informação. Através da geração de relatórios, do gerenciamento de equipamentos e muitas outras funcionalidades, o setor de TI ganha em eficiência e visão completa acerca dos seus processos. 

Outra vantagem, é claro, é a própria centralização das solicitações ao departamento: além do histórico de demandas solucionadas, a ferramenta permite uma gerência global de todas as requisições e seu andamento. 

A seguir, saiba como o GLPI pode revolucionar a gestão de serviços na sua empresa a partir de alguns dos seus principais recursos: 

Gestão completa de requisições e projetos: a Central de Serviços 

Robusto, o GLPI permite criar centrais de serviços completas, que centralizam em uma única ferramenta a gestão de ativos, projetos, incidentes e requisições. Vale lembrar que o recurso conta com um sistema de help desk para gerenciar as demandas e incidentes, além de uma grande variedade de relatórios e gráficos. 

É interessante reforçar, ainda, que a Central de Serviços pode atender a qualquer área da empresa. 

Maior capacidade de solucionar chamados 

Com o GLPI, é possível obter um controle detalhado dos atendimentos técnicos ou quaisquer outras solicitações, o que envolve abertura, documentação e conclusão das demandas. 

A partir daí, o sistema permite enviar notificações por e-mail a gestores e usuários sobre o andamento das solicitações, além de documentar todo o ciclo de vida das mesmas. A comunicação com o cliente, parceiros e stakeholders também não fica de fora: o registro de todos os chamados e atividades fica organizado em um ponto central, favorecendo a transparência e a eficiência da empresa na resolução de requisições. 

Criação de bases de conhecimento para mais produtividade 

As bases de conhecimento são bancos de informações importantes sobre um determinado tema. Com a sua correta utilização, é possível prover um grande auxílio a todos os profissionais da empresa que se dedicam ao atendimento da empresa, de forma física ou remota. 

Com o GLPI, torna-se muito mais fácil criar essas fontes de conhecimento para sua equipe (em bases públicas ou privadas), através de ferramentas e processos simplificados. 

Dashboards completos para análise de desempenho 

Nunca é demais reforçar a velha máxima: o que não pode ser mensurado não pode ser gerenciado. Disponibilizando dashboards de análise completos, o GLTI permite que você gere relatórios diários, semanais e mensais para localizar e avaliar os chamados, equipamentos e projetos que mais precisam da sua atenção imediata

Com informações sobre as requisições mais críticas na área de TI ou quaisquer outras áreas, você e o time serão capazes de intervir com mais assertividade e rapidez quando necessário, além de promover melhorias de longo prazo.

A capacidade de análise oferecida é a mais detalhada possível: o usuário consegue filtrar os relatórios por tipo de chamado, colaborador, empresa, por prioridade, por tipo de equipamento, contrato associado, localidade de hardware e muito mais.  

Inventário eletrônico de infraestrutura 

A gestão do parque tecnológico da empresa nunca foi tão simples: através da ferramenta de inventário eletrônico, é possível monitorar a localização, estado, modificações e contratos de todos os equipamentos.

Dessa forma, além de documentar com mais facilidade a vida útil dos dispositivos, você poderá agendar as manutenções preventivas e corretivas necessárias. 

Gestão de todas as etapas dos projetos

Não importa se estamos falando da implementação de uma nova tecnologia ou da organização de uma festa de confraternização: a gestão de projetos é uma constante no dia a dia dos negócios. 

Nesse sentido, o GLPI conta com uma funcionalidade para gerenciar todos os tipos de projetos do início ao fim, incluindo datas previstas, status das atividades, recursos utilizados e controle de custos e prazos. 

Com a ferramenta, todas as informações sobre cada projeto ficam centralizadas em um único lugar, permitindo uma visualização global via dashboards do andamento de tarefas. 

Como implementar o GLPI na minha empresa? 

Como vimos, o GLPI é uma ferramenta gratuita e open source, que traz múltiplos benefícios para a gestão e a tomada de decisões em TI (além de inúmeros outros segmentos de mercado). 

O processo de configurar e hospedar a solução, entretanto, pode ser desafiador. Para deixar todas as funcionalidades prontas para uso e colocar sua gestão de serviços em um novo patamar de qualidade, a Backup Garantido oferece planos de hospedagem e configuração de GLPI. 

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Créditos da imagem de destaque: GLPI Brasil

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