O mundo dinâmico e em transformação que vivemos clama, mais do que nunca, por transformação digital. Nesse cenário, há muito que a TI deixou de ser uma área de suporte, com foco na solução de problemas operacionais, para se consolidar como uma parte vital do desenvolvimento dos negócios. Mas, na prática, o que significa ter uma TI estratégica

É comum, por exemplo, que as lideranças da área se vejam tão sobrecarregadas com as tarefas e gargalos do dia a dia que acabam deixando de lado os verdadeiros objetivos táticos do negócio. 

Para te ajudar a tirar o assunto da teoria e obter resultados reais, abordamos a seguir por que investir na abordagem significa sair na frente no mercado – e como fazer essa mudança de chave. Vamos lá? 

Afinal, o que significa ter uma TI estratégica? 

Como vimos, o conceito da TI estratégica está diretamente ligado à  desmistificação do setor como uma área que apenas fornece suporte às operações diárias do negócio, atendendo chamados e solucionando “pepinos” sempre que necessário. 

Nesse sentido, a definição diz respeito a uma TI que assume um papel ativo no desenvolvimento e na criação de vantagem competitiva para a empresa. Trata-se, de fato, de sair de uma posição automática de “apagar incêndios” para assumir uma postura independente, com foco na geração de valor. 

Em outras palavras, a TI estratégica expande seu escopo de trabalho e leva as responsabilidades e capacidades do departamento a outro nível: o objetivo, agora, é trabalhar para otimizar os processos, aproveitar os recursos e alavancar os resultados do negócio

Essa nova perspectiva, vale mencionar, inclui a análise e a elaboração de estratégias, a implementação e a criação de ferramentas inovadoras. 

TI estratégica: 6 vantagens valiosas da mudança de chave 

Mas quais são os benefícios práticos da TI estratégica? Nessa nova realidade, a atmosfera do negócio se modifica como um todo, uma vez que a TI passa a atuar com mais alinhamento em relação aos demais setores. 

Com isso, são geradas oportunidades para criar um melhor fluxo global de trabalho, propiciando impactos como: 

  • direcionamento dos recursos para uma gestão eficiente;
  • criação de um ambiente fértil para a definição de estratégias inteligentes;
  • transformação da TI em um elemento essencial de vantagem competitiva (e não uma fonte de custos);
  • elaboração de políticas e tomada de decisões que possibilitam reduzir custos e riscos, além de reaproveitar melhor os recursos. 

Nesse cenário, o desenvolvimento da TI estratégica abre-se espaço para vantagens extremamente relevantes, tais como: 

1. Mais sinergia entre os setores

A implementação dessa abordagem necessariamente envolve um estudo completo das fraquezas e necessidades do negócio. A partir daí, a “nova TI” estará profundamente alinhada com o planejamento corporativo como um todo, proporcionando benefícios e melhorias para todas as áreas. 

Como resultado, a integração e a colaboração entre as equipes aumenta, aumentando também a geração de resultados e o alcance de metas importantes para o sucesso da organização. 

2. Redução de custos 

De posse de uma visão ampliada e analítica, a TI estratégica não apenas mensura o custo-benefício de todos os investimentos, mas também investe tempo e expertise no reaproveitamento de recursos e na melhor otimização dos processos como um todo. 

Com isso, a consequência natural é uma redução de custos e despesas fixas, pois o foco estará em obter os melhor resultado possível com os recursos existentes, eliminar gargalos das operações e investir somente naquilo que for realmente coerente e vantajoso para o negócio

3. Melhoria da segurança do ambiente corporativo 

Considerando o status prioritário e urgente que a segurança da informação tem ganhado nas empresas de todos os portes, é fundamental ressaltar o quanto a área pode ser incrementada com uma TI realmente estratégica, que assume grande responsabilidade sobre o tema. 

Mais proativo e munido de insights e informações, o setor será capaz de se antecipar a ataques cibernéticos, implementar uma proteção efetiva e garantir a inviolabilidade dos dados sensíveis. A conquista, a partir daí, será a de um ambiente seguro, fortalecido e que atua preventivamente

4. Apoio para um crescimento sustentável 

Um ponto muito importante sobre um setor de TI estratégico é sua capacidade de fornecer informações fidedignas e valiosas para apoiar a tomada de decisões e analisar a viabilidade de projetos

Com isso, consegue-se gerar relatórios detalhados sobre a capacidade do negócio, incluindo dados como estado do parque tecnológico, performance dos profissionais, impostos a serem pagos e muitos outros aspectos. 

A partir daí, é possível tomar decisões baseadas em dados concretos e consistentes, aumentando as chances de êxito dos projetos e sustentando o crescimento do negócio. 

5. Melhoria do monitoramento do desempenho 

Para implementar melhorias e conquistar o máximo de eficiência na gestão, é preciso antes identificar as falhas e entender bem o processo – e isso só é possível através do monitoramento

Ao manter um acompanhamento próximo e contínuo das operações e da performance da equipe, a TI consegue obter uma visão sistêmica do negócio e propor melhorias embasadas, pensar em formas de resolver problemas e fortalecer o que já apresenta um bom desempenho. 

6. Cultura da inovação e adoção de tecnologias eficientes

A aplicação da TI estratégica gera, naturalmente, uma valorização imediata da área de TI. Isso enfatiza e incentiva a criação de uma verdadeira cultura de inovação, estimulando a melhoria contínua e a adoção de novas tecnologias nas práticas de trabalho. 

Vale ressaltar, ainda, que a abordagem propõe o investimento em novos recursos e soluções que realmente tenham coerência com as necessidades do negócio, o que aprimora os resultados e também aumenta a produtividade e a motivação da equipe. 

Leia Mais: Estratégia de TI no pós-pandemia: como definir e gerar vantagem competitiva? 

Mão na massa: como desenvolver uma TI estratégica nas empresas? 

A transição para uma TI estratégica e sólida envolve, antes de tudo, gerar valor para o setor e para a organização como um todo, além de comprovar esse impacto positivo com resultados. 

Acompanhe as principais ações: 

  • Conceder liberdade para que a TI planeje e gerencie os recursos 

A TI deve participar ativamente da gestão dos principais recursos do negócio: informações, infraestrutura, aplicativos e pessoas. Esse é um passo essencial para gerar valor, tendo em vista que os aplicativos devem servir às demandas de todos os setores e da empresa, a infraestrutura deve oferecer o suporte adequado para essas melhorias e as pessoas devem ser bem gerenciadas para conseguir entregar os resultados almejados nas suas funções. 

  • Medir o Retorno sobre o Investimento (ROI) 

Através do cálculo do ROI, é possível identificar que a TI consegue cortar custos significativos quando conta com um direcionamento estratégico. 

A fórmula, vale ressaltar, é a seguinte: 

ROI: Receita – Custo / Custo 

Com o acompanhamento da métrica, é possível definir se as ações e mudanças implementadas vem apresentando ou não um resultado positivo. 

  • Definir um norte com a criação de um planejamento estratégico 

Para guiar as ações e alinhar ao máximo a TI com os objetivos e necessidades da empresa, ter um “norte” – em outras palavras, elaborar um planejamento estratégico para a área – é fundamental. 

O documento é essencial para orientar o departamento de tecnologia na proposta de instaurar uma postura proativa e de incentivo à cultura de inovação, que foque tanto no cliente quanto nas demandas internas da organização. 

A partir daí, é possível focar no desenvolvimento de aspectos como projetos para proporcionar a transformação digital do negócio, contratar talentos coerentes com as metas corporativas e promover a integração entre todos os departamentos. 

  • Investir na capacitação do time de TI 

A implementação de uma TI estratégica traz muito mais responsabilidades para o departamento, que passa a incluir ativamente a gestão do negócio e atuar nos direcionamentos para seu sucesso. 

Nesse sentido, investir no time e na sua capacitação, ampliando a expertise tanto técnica quanto em termos de soft skills, é essencial. 

  • Integrar sistemas e aplicações 

Outra etapa fundamental é apostar na integração de todos os sistemas e aplicações. Esse controle centralizado é indispensável para facilitar o acesso aos dados, maximizar a eficiência, aprimorar a proteção e conquistar os resultados desejados. 

E então, está pronto para virar o jogo no seu negócio e desenvolver a TI estratégica? Para dar um passo além e orientar a transição, saiba mais sobre o planejamento estratégico de TI! 

Créditos da imagem de destaque: stories      

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