O mundo dinâmico e em transformação que vivemos clama, mais do que nunca, por transformação digital. Nesse cenário, há muito que a TI deixou de ser uma área de suporte, com foco na solução de problemas operacionais, para se consolidar como uma parte vital do desenvolvimento dos negócios. Mas, na prática, o que significa ter uma TI estratégica?
É comum, por exemplo, que as lideranças da área se vejam tão sobrecarregadas com as tarefas e gargalos do dia a dia que acabam deixando de lado os verdadeiros objetivos táticos do negócio.
Para te ajudar a tirar o assunto da teoria e obter resultados reais, abordamos a seguir por que investir na abordagem significa sair na frente no mercado – e como fazer essa mudança de chave. Vamos lá?
Afinal, o que significa ter uma TI estratégica?
Como vimos, o conceito da TI estratégica está diretamente ligado à desmistificação do setor como uma área que apenas fornece suporte às operações diárias do negócio, atendendo chamados e solucionando “pepinos” sempre que necessário.
Nesse sentido, a definição diz respeito a uma TI que assume um papel ativo no desenvolvimento e na criação de vantagem competitiva para a empresa. Trata-se, de fato, de sair de uma posição automática de “apagar incêndios” para assumir uma postura independente, com foco na geração de valor.
Em outras palavras, a TI estratégica expande seu escopo de trabalho e leva as responsabilidades e capacidades do departamento a outro nível: o objetivo, agora, é trabalhar para otimizar os processos, aproveitar os recursos e alavancar os resultados do negócio.
Essa nova perspectiva, vale mencionar, inclui a análise e a elaboração de estratégias, a implementação e a criação de ferramentas inovadoras.
TI estratégica: 6 vantagens valiosas da mudança de chave
Mas quais são os benefícios práticos da TI estratégica? Nessa nova realidade, a atmosfera do negócio se modifica como um todo, uma vez que a TI passa a atuar com mais alinhamento em relação aos demais setores.
Com isso, são geradas oportunidades para criar um melhor fluxo global de trabalho, propiciando impactos como:
- direcionamento dos recursos para uma gestão eficiente;
- criação de um ambiente fértil para a definição de estratégias inteligentes;
- transformação da TI em um elemento essencial de vantagem competitiva (e não uma fonte de custos);
- elaboração de políticas e tomada de decisões que possibilitam reduzir custos e riscos, além de reaproveitar melhor os recursos.
Nesse cenário, o desenvolvimento da TI estratégica abre-se espaço para vantagens extremamente relevantes, tais como:
1. Mais sinergia entre os setores
A implementação dessa abordagem necessariamente envolve um estudo completo das fraquezas e necessidades do negócio. A partir daí, a “nova TI” estará profundamente alinhada com o planejamento corporativo como um todo, proporcionando benefícios e melhorias para todas as áreas.
Como resultado, a integração e a colaboração entre as equipes aumenta, aumentando também a geração de resultados e o alcance de metas importantes para o sucesso da organização.
2. Redução de custos
De posse de uma visão ampliada e analítica, a TI estratégica não apenas mensura o custo-benefício de todos os investimentos, mas também investe tempo e expertise no reaproveitamento de recursos e na melhor otimização dos processos como um todo.
Com isso, a consequência natural é uma redução de custos e despesas fixas, pois o foco estará em obter os melhor resultado possível com os recursos existentes, eliminar gargalos das operações e investir somente naquilo que for realmente coerente e vantajoso para o negócio.
3. Melhoria da segurança do ambiente corporativo
Considerando o status prioritário e urgente que a segurança da informação tem ganhado nas empresas de todos os portes, é fundamental ressaltar o quanto a área pode ser incrementada com uma TI realmente estratégica, que assume grande responsabilidade sobre o tema.
Mais proativo e munido de insights e informações, o setor será capaz de se antecipar a ataques cibernéticos, implementar uma proteção efetiva e garantir a inviolabilidade dos dados sensíveis. A conquista, a partir daí, será a de um ambiente seguro, fortalecido e que atua preventivamente.
4. Apoio para um crescimento sustentável
Um ponto muito importante sobre um setor de TI estratégico é sua capacidade de fornecer informações fidedignas e valiosas para apoiar a tomada de decisões e analisar a viabilidade de projetos.
Com isso, consegue-se gerar relatórios detalhados sobre a capacidade do negócio, incluindo dados como estado do parque tecnológico, performance dos profissionais, impostos a serem pagos e muitos outros aspectos.
A partir daí, é possível tomar decisões baseadas em dados concretos e consistentes, aumentando as chances de êxito dos projetos e sustentando o crescimento do negócio.
5. Melhoria do monitoramento do desempenho
Para implementar melhorias e conquistar o máximo de eficiência na gestão, é preciso antes identificar as falhas e entender bem o processo – e isso só é possível através do monitoramento.
Ao manter um acompanhamento próximo e contínuo das operações e da performance da equipe, a TI consegue obter uma visão sistêmica do negócio e propor melhorias embasadas, pensar em formas de resolver problemas e fortalecer o que já apresenta um bom desempenho.
6. Cultura da inovação e adoção de tecnologias eficientes
A aplicação da TI estratégica gera, naturalmente, uma valorização imediata da área de TI. Isso enfatiza e incentiva a criação de uma verdadeira cultura de inovação, estimulando a melhoria contínua e a adoção de novas tecnologias nas práticas de trabalho.
Vale ressaltar, ainda, que a abordagem propõe o investimento em novos recursos e soluções que realmente tenham coerência com as necessidades do negócio, o que aprimora os resultados e também aumenta a produtividade e a motivação da equipe.
Leia Mais: Estratégia de TI no pós-pandemia: como definir e gerar vantagem competitiva?
Mão na massa: como desenvolver uma TI estratégica nas empresas?
A transição para uma TI estratégica e sólida envolve, antes de tudo, gerar valor para o setor e para a organização como um todo, além de comprovar esse impacto positivo com resultados.
Acompanhe as principais ações:
- Conceder liberdade para que a TI planeje e gerencie os recursos
A TI deve participar ativamente da gestão dos principais recursos do negócio: informações, infraestrutura, aplicativos e pessoas. Esse é um passo essencial para gerar valor, tendo em vista que os aplicativos devem servir às demandas de todos os setores e da empresa, a infraestrutura deve oferecer o suporte adequado para essas melhorias e as pessoas devem ser bem gerenciadas para conseguir entregar os resultados almejados nas suas funções.
- Medir o Retorno sobre o Investimento (ROI)
Através do cálculo do ROI, é possível identificar que a TI consegue cortar custos significativos quando conta com um direcionamento estratégico.
A fórmula, vale ressaltar, é a seguinte:
ROI: Receita – Custo / Custo
Com o acompanhamento da métrica, é possível definir se as ações e mudanças implementadas vem apresentando ou não um resultado positivo.
- Definir um norte com a criação de um planejamento estratégico
Para guiar as ações e alinhar ao máximo a TI com os objetivos e necessidades da empresa, ter um “norte” – em outras palavras, elaborar um planejamento estratégico para a área – é fundamental.
O documento é essencial para orientar o departamento de tecnologia na proposta de instaurar uma postura proativa e de incentivo à cultura de inovação, que foque tanto no cliente quanto nas demandas internas da organização.
A partir daí, é possível focar no desenvolvimento de aspectos como projetos para proporcionar a transformação digital do negócio, contratar talentos coerentes com as metas corporativas e promover a integração entre todos os departamentos.
- Investir na capacitação do time de TI
A implementação de uma TI estratégica traz muito mais responsabilidades para o departamento, que passa a incluir ativamente a gestão do negócio e atuar nos direcionamentos para seu sucesso.
Nesse sentido, investir no time e na sua capacitação, ampliando a expertise tanto técnica quanto em termos de soft skills, é essencial.
- Integrar sistemas e aplicações
Outra etapa fundamental é apostar na integração de todos os sistemas e aplicações. Esse controle centralizado é indispensável para facilitar o acesso aos dados, maximizar a eficiência, aprimorar a proteção e conquistar os resultados desejados.
E então, está pronto para virar o jogo no seu negócio e desenvolver a TI estratégica? Para dar um passo além e orientar a transição, saiba mais sobre o planejamento estratégico de TI!
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