Não importa o porte ou o segmento de atuação: todo e qualquer negócio tem (muito) a se beneficiar da elaboração de um planejamento estratégico. Em poucas palavras, esse planejamento nada mais é do que um processo organizado que possibilita alcançar um ou mais objetivos, considerando um determinado cenário no qual se insere a organização.

Quando falamos da área de tecnologia, a ideia de que se trata de um setor que só é acionado em casos de emergência na gestão de dados (ou na adoção de novas ferramentas de trabalho) ficou no passado.

Hoje, a TI é encarada como decisiva para todos os processos da empresa, sendo determinante para a entrega de serviços de excelência para o cliente final. As soluções do setor influenciam em toda a dinâmica dos times do negócio, muitas vezes representando um verdadeiro diferencial de mercado.

Não por acaso, investir em um planejamento consistente na área é fundamental para manter o alinhamento interno e alcançar as metas definidas de forma sustentável. Acompanhe a leitura para entender mais sobre o papel-chave do planejamento estratégico de TI para as organizações!  

O que é e como funciona um planejamento estratégico de TI?

Conferimos o conceito de “planejamento estratégico”, em sua compreensão ampla, no início do artigo. Quando o processo é direcionado à TI, como fica a definição?

Planejamento estratégico de TI é um instrumento de gestão que contém todos os objetivos a serem atingidos pela área, o descritivo da infraestrutura de TI atual e os direcionamentos para conquistar as metas estabelecidas.

Como o propósito maior desse planejamento é servir às necessidades da empresa, possibilitando que ela alcance seus objetivos estratégicos, é imprescindível que ele caminhe lado a lado com o planejamento corporativo geral, espelhando seus valores e missões.

A ideia central, como se pode perceber, é encarar o papel do setor de TI em sua importância para o contexto de toda a organização.

Vale destacar que a área de TI tem a especificidade de dialogar diretamente com todos os outros setores da empresa. Não por acaso, ela desempenha um papel especial para garantir integração e alinhamento no alcance das metas.  

Na prática, o planejamento da Tecnologia da Informação se norteia pela visão desse setor como uma verdadeira ferramenta de negócios, buscando ir de encontro aos seguintes intuitos:

  • No contexto das atividades da área, controlar o ambiente externo do negócio para identificar possíveis ameaças ou oportunidades. Para tal, é importante que a equipe esteja sempre atenta às tendências em tecnologia e avalie suas potencialidades para a empresa (sejam positivas ou negativas);
  • Definir metodologias para que a área de TI possa colaborar efetivamente com a performance da empresa.

Como resultado do planejamento, a otimização dos processos e a melhoria contínua do desempenho do setor podem ser destacadas. A elaboração do documento, afinal, atua como uma bússola para os processos da área de TI, mantendo-os em sintonia com as metas corporativas.

Por que devo apostar em um planejamento estratégico na área?

Pensar a TI de forma estratégica fomenta vantagens que vão além de “facilitar a vida” dos usuários. Os benefícios como vimos, também impactam as empresas de forma direta – não importa o tamanho do negócio! -, transformando os recursos tecnológicos em aliados para a criação de soluções e diferenciais competitivos.

Vale a pena lembrar que um planejamento adequado também possibilita uma visão inteligente para alocar os recursos de TI: a partir dele, o gestor pode decidir com clareza quais sistemas e soluções devem ser priorizados, assim como organizar o cronograma de atividades com mais eficiência.

A seguir, confira mais vantagens de optar por um planejamento bem estruturado de TI:

Menos custos!

Já comentamos que um planejamento de TI auxilia na alocação de recursos da área. A partir daí, faz todo sentido que os custos também sejam otimizados, certo? Afinal de contas, o documento delimita com clareza todos os objetivos do setor.

Com essas metas em vista, a gestão tem mais facilidade em alinhar investimentos de forma a suprir demandas reais, eliminando gastos supérfluos e pouco coerentes com as necessidades da empresa.

Em quais soluções investir? Quais serviços são mais estratégicos no atual momento? Quais devem ser melhorados? Quais processos trariam mais resultados se fossem automatizados? Um planejamento adequado esclarece essas e outras questões com sucesso!

Mais segurança da informação

Na posse de uma estratégia bem fundamentada, a gestão está apta a ter um controle superior sobre os dados. É importante ressaltar que a segurança da informação desempenha um papel crucial no bom andamento de todos os processos corporativos, desde as rotinas diárias de trabalho até o atendimento ao cliente final.

Planejar, de forma detalhada, metas e metodologias para a área de TI deve necessariamente contemplar melhorias constantes no que se refere à proteção aos dados, incluindo monitoramento, políticas de acesso, soluções de armazenamento e prevenção contra ameaças virtuais.

Com o plano, o negócio estará mais preparado para lidar com demandas e imprevistos relacionados à segurança e à gestão eficiente de dados.

Produtividade e processos mais “redondos”

Os esforços de TI para a automatização e a otimização de processos (seja na configuração de softwares, sistemas de integração entre equipes ou no melhor aproveitamento de ferramentas) se refletem no trabalho diário de todas as áreas da empresa.

Um bom planejamento do setor de tecnologia, assim, permite direcionar os recursos para promover maior integração e comunicação entre os departamentos, tornando as rotinas mais fluidas, ágeis e eficazes.

A consequência é o ganho de produtividade e uma cultura de implementação contínua de ajustes/melhorias no negócio!

Diferencial competitivo

Em um contexto de mercado cada vez mais digital, a automatização inteligente de tarefas, o desenvolvimento de soluções competitivas e a aposta em inovação são demandas urgentes que exigem cada vez mais dos serviços de TI.

Um planejamento estratégico do setor, nesse sentido, permite mais eficiência na monitoração de vulnerabilidades e maior capacidade de propor melhorias e inovações contínuas, aumentando a qualidade do serviço e aumentando a competitividade da marca.  

Dicas extras para formular e implementar um bom planejamento estratégico de TI

  • Preveja avaliações constantes de desempenho (monitorando a efetividade das ações definidas para o setor);
  • Estabeleça metodologias para os mais diversos cenários previsíveis de risco;
  • Avalie a viabilidade de terceirizar determinados serviços;
  • Organize e priorize ações em curto, médio e longo prazo;
  • Defina métricas para mensurar o alcance dos resultados;
  • Realize uma análise do mercado e da concorrência, assim como um estudo interno dos pontos fortes e fracos do setor;
  • Disponibilize o planejamento para todas as áreas da empresa, garantindo que fiquem a par dos objetivos e do andamento dos processos de TI. A ação também faz com que os colaboradores estejam cientes das prioridades da equipe, além das razões para possíveis atrasos no cumprimento de demandas atribuídas ao setor.

Com tantos benefícios para a evolução dos negócios, cada vez mais gestores se conscientizam sobre o poder de um bom planejamento estratégico de TI. E você, gostou das informações? Estamos sempre publicando novos conteúdos sobre gestão e segurança da informação aqui no blog! Para receber atualizações exclusivas, deixe seu e-mail abaixo!






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