Ao contrário do que se pode pensar, a consultoria em TI não é um “luxo” restrito a companhias de grande porte. Pelo contrário! Negócios menores, que muitas vezes não contam com muita infraestrutura, recursos ou equipe desenvolvida, podem se beneficiar muito de um apoio especializado na área.

Já falamos, em um post anterior, sobre o outsourcing de TI ou a prática de terceirizar alguns serviços do segmento de tecnologia e inovação. Mas será que investir em um serviço especializado de acompanhamento na área vale a pena para seu negócio? Diante da necessidade de fazer um investimento de consultoria, por que eleger o setor de TI? A seguir, saiba mais sobre esse tipo de consultoria e por que ela pode trazer ótimos resultados!

Como funciona uma consultoria em TI?

É importante lembrar que uma boa consultoria em TI conta com uma característica-chave: alinhamento com a empresa. Assim, em primeiro lugar, esse serviço levará em conta a identificação das necessidades, dificuldades e orçamento do negócio em questão para planejar as melhores ações em consonância com a realidade encontrada.

Tendo em vista os recursos limitados da PME, o consultor deve buscar alinhar as demandas com o investimento disponível, atuando para que as medidas aplicadas contribuam também com a economia a médio e longo prazo do negócio.

O gestor pode identificar a necessidade de uma consultoria na área se houver demanda de conhecimento/habilidade especializados em determinado assunto, ou se o conhecimento interno sobre um ponto em questão tiver sido esgotado e precisar de novos pontos de vista provenientes de um profissional capacitado.

Diante dessa necessidade de ampliar a expertise sobre determinado assunto, visando melhorar a performance ou atingir certo objetivo da empresa, nem sempre os negócios de menor porte podem arcar com um colaborador interno. É aí que a consultoria ou terceirização entra em cena, contribuindo com maneiras inovadoras de pensar, soluções com bom custo-benefício e as melhores práticas do mercado.

Apoio nas mais diversas frentes

Vale destacar que um dos aspectos mais interessantes desse tipo de consultoria é que ela traz profissionais qualificados de diversas áreas da TI. Muito além de focar apenas no desenvolvimento de softwares específicos, um consultor em TI pode ser contratado para atuar em frentes como:

  • Emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • Suporte dos profissionais de TI;
  • Controle de pagamento de impostos;
  • Infraestrutura;
  • Análise de dados;
  • Segurança da Informação (incluindo gerenciamento de backup);
  • Otimização de acesso, dentre outras.

É interessante acrescentar ainda que, como o mercado de TI não para de inovar e crescer, com novas demandas e tecnologias, o serviço de consultoria também está em constante expansão.

Consultoria de Backup ou Backup Gerenciado

Você já ouviu falar em consultoria de backup ou backup gerenciado?

Trata-se de uma modalidade que não apenas realiza o procedimento em si, mas também cuida de toda a parte estratégica relacionada às cópias de segurança armazenadas em um servidor (atualmente, a opção mais indicada é a nuvem, mas é aconselhável apostar em mais de um depósito de dados).

Um profissional qualificado nesse tipo de serviço está apto a indicar qual é a melhor prática para garantir a integridade dos dados em casos de desastres e/ou imprevistos, incluindo erro humano (como a exclusão acidental de arquivos), ameaças e ataques cibernéticos (como ransomwares e outros malwares) e panes técnicas nos equipamentos.

Esse tipo de serviço é especialmente interessante para as PMEs porque, em meio à rotina agitada, poucos colaboradores, escassez de tempo e de recursos, é comum que o backup e outras medidas fundamentais de segurança sejam relegadas a segundo plano.

Nesse ponto, vale a pena lembrar que um dos principais erros das práticas de backup é pensar que basta programar as cópias de segurança, apenas utilizar dispositivos físicos (como pendrives e discos rígidos) ou aplicações como Google Drive e Dropbox. Se a sua PME se encaixa nessa descrição, saiba que você está correndo um sério risco de perder dados estratégicos e arriscar a integridade dos processos diários!

Não, não basta programar o backup ou realizar o processo de forma esporádica, sem grandes preocupações!. É preciso lançar mão de uma boa política de backup para definir a periodicidade, a estratégia de backup e outras definições essenciais para garantir cobertura para sua PME caso algum desastre aconteça.

Além disso, acompanhamento e manutenção regulares são indispensáveis. Negligenciar o backup é colocar a estabilidade (e mesmo a sobrevivência) da sua empresa em sério risco!

teste-gratuito

Por que uma PME pode se beneficiar do serviço?

Como constatamos, é comum que determinadas demandas de TI sejam muito estratégicas para o negócio mas não encontrem o suporte necessário internamente, seja por problemas de custo/infraestrutura, seja por falta de conhecimento especializado.

Mas afinal, por que priorizar a consultoria em detrimento de contratar um novo profissional interno?

Bem, há uma série de motivos. Por vezes, as demandas das empresas são pontuais e momentâneas – nesse caso, por que investir na contratação de um funcionário se ele logo se tornará obsoleto? A atuação em consultorias é frequente no meio da TI e consegue suprir necessidades específicas, além de oferecer a competência de profissionais especializados em determinada função.

Esse, inclusive, é outro benefício do ramo – as empresas de consultoria são totalmente voltadas ao acompanhamento do setor de tecnologia e suas inovações constantes, sendo capazes de trazer o que há de mais novo e mais interessante para a realidade da sua PME, além de grande experiência de mercado.

Nesse contexto, dentre as vantagens de uma consultoria capacitada de backup, podemos destacar:

  • Permite que o gestor e a equipe foquem no core business ou nas funções centrais e estratégicas do negócio, enquanto especialistas cuidam de tarefas relevantes de TI que não conseguem ser devidamente supridas internamente;
  • Mais produtividade no dia a dia;
  • Processos escaláveis e mais “redondos”, graças à eficiência trazida para a rotina empresarial;
  • Economia a médio e longo prazo, além de mais controle das despesas operacionais;
  • Maior diferencial competitivo;
  • Acesso a conhecimento altamente especializado, visto que é possível contar com profissionais com grande experiência em funções específicas do setor de TI;
  • Mais confiabilidade e segurança, já que consultorias na área costumam cobrir manutenções preventivas em diversas frentes.

Você já contratou ou pensa em contratar uma consultoria em TI para a sua PME? Esperamos que a leitura tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas a respeito do funcionamento e da importância do serviço!

Nós, da Backup Garantido, oferecemos serviços personalizados de backup que vão de encontro às necessidades da sua empresa. Entre em contato conosco para conversarmos sobre possíveis soluções para sua PME!

Deixe um comentário

×