Estar em dia com a segurança da informação de uma empresa exige trabalho, dedicação e profissionalismo. Isso porque você está lidando diretamente com seus dados e os dados dos seus clientes, algo tão sensível que, caso haja algum problema, pode ocasionar para a organização prejuízos incontáveis.

É por isso que é tão importante escolher bem os profissionais de TI para o seu negócio e, principalmente, os fornecedores de soluções para ele. E quando o assunto é segurança digital, o backup desempenha um papel crítico e merece um cuidado atento. Afinal, ele é serviço que será necessário se tudo der errado.

Neste texto, vamos ajudar você a entender a importância de contar com um fornecedor de backup. Isso será fundamental para o andamento do time de segurança da informação do seu negócio. Além disso, vamos citar quais pontos levar em consideração na hora de fechar o contrato com ele.

Vamos explicar as principais características que é preciso ser levado em conta. Questões que precisam ser respondidas quando você está pesquisando qual fornecedor de backup você vai contratar. Coisas como o tipo de criptografia utilizado, o controle que você tem sobre os seus arquivos, a reputação do fornecedor etc.

Vamos lá?

Por que contar com um fornecedor de backup?

Ainda existe no mercado o conceito de que, para se fazer um backup, é necessário possuir uma mídia externa, como um HD ou um servidor. Embora essa solução seja melhor do que não ter nada, ainda assim, empresários que optam por ela estão inseguros. Afinal, utilizam uma solução ultrapassada para um problema que se reinventa todos os anos.

Isso porque a mídia externa é sujeita a falhas de todos os tipos. A principal é a física: elas podem quebrar, exigem que se gaste um alto valor na manutenção e na atualização do hardware. Além de muitas delas terem protocolos de seguranças antigos, deixando-as sujeitas a ataques cibernéticos que mudam constantemente.

A melhor solução para empresa contar com um backup seguro é optar pelo serviço na nuvem. Além de compensar financeiramente no médio e longo prazo, os principais serviços contam hoje com soluções de segurança e criptografia que vão trazer tranquilidade para você e deixá-lo focado no seu negócio, não em problemas de segurança de dados.

Para que a sua tranquilidade seja garantida é essencial contratar um serviço de backup gerenciado. Mas como fazer isso com sucesso? Para fazer isso, é necessário prestar a atenção em alguns fatores importantes. Abaixo, vamos listar alguns deles.

Quais fatores considerar antes de contratar um serviço de backup gerenciado?

Antes de contratar um serviço de backup gerenciado, é essencial prestar atenção em três fatores distintos: o SLA, a forma como a recuperação de desastres vai se dar e os níveis de segurança e criptografia que será utilizado.

Acordo de nível de segurança (SLA)

O SLA é o acordo entre a sua empresa e o seu fornecedor de backup. É necessário estabelecer os principais pontos para que a solução seja, de fato, útil para as suas necessidades e para que nenhuma surpresa negativa afete o processo. Um dos pontos a se prestar atenção aqui são os indicadores de disponibilidade e tempo de resposta. É importante, ainda, que o documento seja revisado continuamente.

Recuperação de desastres

Como é a política de recuperação de desastres do seu fornecedor? Isso precisa ficar claro e ser discutido com antecedência para que, caso haja algum problema, tanto você quanto o seu fornecedor saiba exatamente como agir. É preciso saber aqui como os dados serão armazenados, se estarão online ou offline, e em quanto tempo eles serão recuperados.

Criptografia

Saber qual tipo de criptografia e quais as credenciais de segurança seus dados estarão sujeitos é fundamental na hora de escolher um fornecedor. Afinal, você não quer que eles vazem ou que eles caiam na mão de um competidor, por exemplo. Então, verifique essa questão antes de fechar o negócio e garanta que, além de contar com uma recuperação rápida, seus arquivos estejam guardados de maneira segura.

Agora que você já sabe quais fatores você precisa levar em consideração antes de contratar seu serviço de backup, que tal fazer um teste de 15 dias grátis com a Backup Garantido? Oferecemos um serviço compatível com as melhores práticas do mercado.

Deixe um comentário

×