Não é preciso ser especialista para saber como uma indisponibilidade temporária dos servidores e sistemas provoca uma imensa dor de cabeça nas empresas. Nos dias de hoje, quando a dependência em relação às tecnologias só aumenta, é indispensável contar com um bom planejamento para recuperação de desastres. Você já pensou em oferecer disaster recovery as a service (DRaaS) para seus clientes? 

É interessante ter em mente, afinal, que o segmento da segurança da informação nunca esteve tão em alta. Novas regulações para armazenamento de dados, o boom das ameaças cibernéticas, a necessidade de antecipar e minimizar riscos e prejuízos: todos esses fatores valorizam as soluções e a expertise na área, tornando-se uma excelente oportunidade de mercado para os provedores de serviços de TI

A seguir, saiba mais sobre o disaster recovery as a service (recuperação de desastres como serviço) e descubra como oferecer a solução para atrair mais clientes e aumentar seu faturamento! 

Retomando o disaster recovery e sua importância 

Antes de passarmos para a oferta do serviço, vale a pena retomar o conceito de disaster recovery (“recuperação de desastres” ou DR). 

Em poucas palavras, trata-se de um conjunto de práticas que devem ser aplicadas sempre que ocorrer um problema ou falha devido a desastres naturais ou técnicos, a exemplo de incêndios, falhas de hardware e software, erro humano, ciberameaças, incêndios, inundações e sabotagem. 

É fundamental ter em mente, afinal, que negócios de todos os portes e segmentos estão sujeitos a tais desastres. Com a aplicação do DR, a equipe de TI age preventivamente e prevê todas as possibilidades de desastre antes que aconteçam, traçando ações efetivas para evitar e minimizar os danos. 

Para tanto, é preciso lançar mão de um plano detalhado de disaster recovery para restabelecer os serviços com o menor tempo, custo e impacto possível, evitando sérias consequências como paralisação das atividades, prejuízos financeiros e de reputação perante os clientes. 

De fato, a ausência de um planejamento de DR nas empresas pode trazer graves desdobramentos, tais como: 

  • perda de dados sensíveis e críticos; 
  • indisponibilidade dos sistemas e perda de produtividade;
  • paralisação das operações; 
  • perda de receita e aumento de gastos para solucionar as falhas tardiamente. 

Disaster recovery as a service (DRaaS): o que é e como funciona? 

Agora que já recapitulamos o papel-chave do DR nas organizações, chegou a hora de falar sobre a ação oferecida como serviço, ou seja, terceirizada para um prestador da área de TI. 

Vamos lá: o disaster recovery as a service (“recuperação de desastres como serviço” ou DRaaS), em linhas simples, é um plano de disaster recovery em cloud computing

Estamos falando, portanto, de um modelo de serviço baseado na nuvem que permite a uma empresa fazer o backup dos seus dados e infraestrutura de TI em um ambiente terceirizado de cloud computing. Toda o gerenciamento do DR, portanto, é realizado por um provedor de serviços através de uma solução SaaS, o que permite retomar o acesso e a funcionalidade da infraestrutura de IT após um desastre. 

Como funciona? 

Na prática, o disaster recovery as a service funciona ao replicar e hospedar os servidores do cliente na nuvem/no ambiente do provedor de serviços – o plano de DR, assim, é executado de forma terceirizada caso ocorra um evento inesperado que interrompa as atividades e as aplicações do cliente. 

Nesse sentido, caso um desastre aconteça, a infraestrutura de TI replicada na nuvem “assume o comando” – e seu cliente pode acessar seus dados a qualquer momento de qualquer lugar. 

Devido às suas grandes vantagens para as empresas, o modelo de serviço tem sido muito buscado pelas organizações. Afinal, as empresas não precisam dispor dos recursos e nem da expertise necessária para gerenciar o disaster recovery, que é entregue nas mãos de um especialista e representa ganho de segurança e comodidade. 

Por sua vez, a contratação do disaster recovery as a service pode funcionar no modelo tradicional de assinatura ou através do pagamento por uso, quando o serviço é contratado somente na ocasião de um desastre. 

Enquanto o disaster recovery é crucial para a continuidade dos negócios, o modelo DRaaS também representa corte de custos para as empresas, uma vez que não há necessidade de prover e manter um ambiente externo próprio de DR. 

Ofereça DRaaS para aumentar a segurança dos seus clientes e alavanque seu negócio! 

Por que oferecer disaster recovery as a service para seus clientes? 

Incluir o DRaaS no seu portfólio de serviços é vantajoso tanto para seu próprio negócio (que atrai e retém mais clientes e faturamento) quanto para seu público, que pode usufruir das facilidades dessa eficiente solução em segurança da informação. 

Entre as vantagens do modelo de disaster recovery as a service, podemos citar: 

Promoção de flexibilidade e escalabilidade 

A solução proporciona a flexibilidade que falta nos sistemas tradicionais de backup e recuperação. Por se estruturar na nuvem, o DRaaS é extremamente interessante para as pequenas e médias empresas, uma vez que elimina os problemas de capacidade física de armazenamento. 

Por sua vez, a escalabilidade do serviço baseado em cloud também é muito vantajosa, permitindo expandir o volume de dados sem altos custos e grandes esforços. 

Segurança e proteção aprimoradas de dados 

Uma boa solução de DRaaS garante a disponibilidade total de todas as operações críticas de trabalho. Ao oferecer desde sistemas padrões de segurança como firewalls e antivírus até proteção avançada contra ransomware, os bons provedores de serviços na área garantem uma excelente estratégia de proteção de dados para seus clientes. 

Ótimo custo-benefício 

Investir em uma infraestrutura tradicional de backup e recuperação pode sair bem caro para os negócios. Os onerosos sistemas de hardware e software e os apps customizados, entre outros recursos, podem comprometer grande parte do orçamento das pequenas e médias empresas. 

Com o DRaaS, os custos iniciais são muito mais acessíveis – e os investimentos ao longo do tempo podem ser melhor gerenciados a partir dos planos oferecidos pelos provedores do serviço. 

Implementação fácil e rápida 

Certamente, uma das principais vantagens dos sistemas baseados em nuvem é não requisitar a instalação de nenhum software para implementar o serviço. Tudo o que a empresa precisa fazer é contratar seus serviços – a partir daí, o sistema já passa a funcionar em poucos minutos. 

Ofereça DRaaS e aumente sua carteira de clientes! 

Parceira da Acronis, a Backup Garantido oferece a solução ideal para oferecer uma segurança de alto padrão para seus clientes e facilitar seu gerenciamento

Solução única para as necessidades das pequenas e médias empresas, o Acronis Disaster Recovery Cloud é construído sobre o Acronis Backup e utiliza as tecnologias Cyber ​​Cloud. Com apenas uma instalação do Acronis Backup na Cloud, você obtém disponibilidade total de todas as cargas de trabalho críticas, independentemente do tipo de desastre.

Com preços diretos conforme o uso, interface simples e intuitiva e muita confiabilidade para seus clientes, a solução é a melhor maneira de expandir seus serviços com o disaster recovery as a service, atrair mais consumidores e reter seu público com ferramentas de reconhecimento mundial. 

Saiba mais sobre sobre o Acronis Disaster Recovery Cloud e comece a alavancar seu negócio com o melhor da segurança para seus clientes! 

Deixe um comentário

×