O trabalho remoto em TI é uma realidade cada vez mais frequente entre profissionais do ramo. Ao lado das áreas criativas, a Tecnologia da Informação se destaca como um dos segmentos que mais aposta na modalidade – que só vem crescendo no Brasil e no mundo. 

Seja empreendendo, atuando de forma autônoma ou mesmo como funcionário remoto de uma empresa, quem se dedica a essa forma de trabalho tem uma série de vantagens, mas também precisa lidar com desafios específicos para garantir a lucratividade, manter uma rotina produtiva e criar um negócio sustentável, no caso dos empreendedores

Com isso em mente, reunimos 5 dicas indispensáveis para tirar o trabalho remoto de letra, sem cair nas armadilhas que comprometem o sucesso. Confira! 

As (inegáveis) vantagens do trabalho remoto vs os desafios 

Não é de se surpreender que o trabalho remoto em TI – e em diversas outras áreas – seja uma tendência cada vez mais forte em todo o mundo. Possibilitando flexibilidade de horários, mais qualidade de vida, menos tempo no trânsito e mais disponibilidade para vida pessoal (além de também trazer vantagens para as próprias empresas), a modalidade vai de encontro às novas perspectivas do mercado profissional. 

Prestadores de serviços, desenvolvedores, revendas de TI, suporte técnico de informática: no universo da TI, as possibilidades para se atuar remotamente são muitas e promissoras. Aliando liberdade e boas chances de se destacar no mercado, esse caminho profissional também traz desafios peculiares que precisam ser considerados. 

Nesse cenário, dentre os clássicos obstáculos de se trabalhar por conta própria, vale mencionar: 

  • Não conseguir manter uma rotina definida, acordar tarde etc;
  • Distrair-se com tarefas domésticas;
  • Lidar com a falta de compreensão de familiares e/amigos durante a jornada de trabalho;
  • Perder o foco com redes sociais e entretenimento em geral;
  • Falta de limite entre vida pessoal e trabalho;
  • Adiar as tarefas e deixar tudo para última hora;
  • Ficar muito tempo em casa e perder o convívio social.

Realmente, como não poderia deixar de ser, a liberdade trazida pelo trabalho remoto demanda uma boa dose de responsabilidade e disciplina para ser sinônimo de uma carreira bem-sucedida. A seguir, confira 5 dicas valiosas para mandar bem e evitar dor de cabeça! 

Leia Mais: Carreira de TI: 7 dicas de ouro para alavancar a sua 

5 dicas indispensáveis para se dar bem no trabalho remoto em TI 

1. Crie um espaço próprio para o trabalho 

Manter uma “estação de trabalho” própria é fundamental para manter o foco e a atenção no dia a dia. Trabalhar em outros ambientes da casa pode ser complicado, principalmente se você reside com outras pessoas. As chances de ter dificuldades de concentração são altíssimas! 

Nesse sentido, criar um ambiente específico para trabalhar todos os dias ajuda seu cérebro a entrar no modo “trabalho”, além de indicar para as pessoas que você está focado e não pode ser distraído

Vale lembrar, aqui, que não há necessidade de ser um cômodo grande  e luxuoso, um escritório “completo”. Se você tem essa possibilidade, ótimo! Se não, pode ser um quartinho não utilizado da casa, um espaço para mesa no seu próprio quarto, um espaço reservado na sala. O mais importante é ter um lugar fixo para se concentrar! 

2. Invista em bons equipamentos básicos 

Mais uma vez, não estamos falando de equipamentos sofisticados e caros, mas de ter o básico de qualidade. O mais importante, aqui, é investir em uma boa cadeira – não subestime o poder do conforto para sua saúde! Tendinite, LER e problemas nas costas são apenas das possíveis consequências de não se atentar a esse “detalhe”. 

É preciso ter em mente, afinal, que você passará grande parte do tempo sentado diante do computador. A ideia é tornar essa experiência a mais confortável possível. Além da cadeira, garanta o básico de tudo o que você precisará na rotina, incluindo equipamentos que não te deixarão na mão e, é claro, uma boa internet. 

Leia Mais: Site para profissionais de TI: 7 práticas para acertar no seu 

3. Descubra seu melhor horário para trabalhar (cronotipo) 

Nem todos os profissionais que apostam no trabalho remoto em TI têm total flexibilidade para fazer seu horário. Há aqueles que trabalham como CLT e têm uma jornada fixa, há quem trabalhe para companhias internacionais e precisa reservar horários específicos para ajustar diferentes fusos, reuniões e conferências. Há horários marcados para atendimento ao cliente, parceiros, dentre outros. 

O principal ponto, no entanto, é organizar uma rotina disciplinada de acordo com as suas necessidades. Se você tem a liberdade de fazer seus horários, uma dica valiosa é descobrir seu cronotipo, ou seja, o bloco do dia em que você se mostra mais produtivo de acordo com seu relógio biológico. 

Contanto que você honre seus compromissos e agendamentos que envolvam outras pessoas (como no caso das conferências), não há nenhum problema em montar uma jornada de trabalho em horários não convencionais. Afinal, você é dono do seu tempo – e pode aproveitar esse benefício com responsabilidade. 

Um excelente método para encontrar seu cronotipo (ou pico de produtividade de acordo com seu perfil) é fazendo o reconhecido teste do médico Michael J. Brus (disponível aqui em inglês). 

4. Defina uma rotina: tenha hora para começar e terminar de trabalhar 

Seguindo a dica anterior, outro cuidado fundamental é ter horários definidos para começar e terminar de trabalhar. Ainda que sua jornada seja alternativa (trabalhar à noite, por exemplo), ter uma grade fixa para focar nas suas atividades também contribuirá diretamente para mais concentração e mais produtividade

Sem essa atitude, o risco de você acabar trabalhando demais, sem pausas (em longas jornadas de trabalho) ou mesmo trabalhando de menos é alto. Não se esqueça de que uma maior qualidade de vida é um dos maiores benefícios do trabalho remoto em TI – use esse benefício a seu favor, tanto para a produtividade quanto para o tempo livre. 

5. Não se isole e mantenha atividades sociais 

Essa é uma armadilha que acaba atingindo grande parte dos profissionais de trabalho remoto em TI (principalmente quem trabalha de casa): o isolamento social. 

A longo prazo, esse comportamento poderá trazer grandes prejuízos à sua saúde mental. Mantenha programas sociais com amigos, tire um tempo para hobbies ao ar livre, não negligencie a atividade física e, sempre que possível, busque trabalhar fora de casa. 

Os coworkings são ótimos ambientes para variar do home office de tempos em tempos. Ali, é possível recuperar o convívio com outros profissionais (que é perdido com o trabalho remoto), além de arejar a mente e trocar as ideias. 

Viajar também é mais do que recomendado. Cada vez mais profissionais se aproveitam da sua flexibilidade para conhecer outras culturas, trabalhar de outras cidades e aliar trabalho a um estilo de vida aberto a novas possibilidades geográficas. 

Leia Mais: Vendas de TI: 7 dicas para contornar as objeções dos clientes 

E aí, você já aposta no trabalho remoto em TI? Esperamos que este conteúdo seja útil para que você tire o máximo de proveito dessa modalidade (para sua carreira e para a vida pessoal!). Aproveite para conferir nossas dicas para agregar valor à sua prestação de serviços de TI! 

Deixe um comentário

×