Sabemos o quanto as tecnologias evoluem rapidamente – todos os dias, presenciamos o surgimento de novas tendências, aplicações e estratégias para otimizar os processos corporativos. A Internet das Coisas, o Big Data, o Gamification e a computação em nuvem são exemplos de ferramentas que tomaram o panorama tecnológico de assalto.

Se, por um lado, esse tipo de tecnologia representa um grande salto para a atuação estratégica de negócios de todos os portes e segmentos, ele também tende a tornar a infraestrutura de TI das empresas cada vez mais complexa.

Nesse cenário, com as novas e crescentes demandas do mercado, as organizações se veem em um contexto no qual é preciso se atualizar para manter a competitividade, mas também encarar o desafio de ter que diversificar a equipe e apostar em novos conhecimentos, equipamentos e tecnologias – o que é, claro, representa um investimento e tanto.

Como se pode imaginar, essa realidade é ainda mais desafiadora para as pequenas e médias empresas, que frequentemente não contam com recursos para ampliar sua capacidade interna e precisam focar seus esforços no core business para crescer.

A partir daí, qual caminho tomar?

Serviços gerenciados de TI: uma alternativa para poupar custos e ganhar expertise

Imagine só ter que arcar com os custos operacionais para contratação e treinamento de novos funcionários visando acompanhar as novidades e demandas do mercado?  

Frente à essa realidade, uma nova abordagem em gestão de TI tem ganhado a adesão de cada vez mais empresas: os serviços gerenciados de TI.  

Trata-se de uma modalidade na qual se contrata profissionais especializados e experientes em determinados serviços ou demandas de TI, repassando o gerenciamento de processos secundários da empresa para parceiros certificados em diferentes tecnologias.

Como veremos a seguir, a opção é um investimento que traz diversas vantagens para os negócios (em especial para as PMEs).   

Ok, mas qual a diferença entre outsourcing e serviços gerenciados de TI?

A essa altura, você pode estar se perguntando o que difere uma simples terceirização de serviços de TI da referida modalidade dos serviços gerenciados.

Pois bem: ambas trazem benefícios para as organizações, mas há algumas distinções importantes a discutir.

Para começar, o outsourcing geralmente é realizado como medida reativa, ou seja, quando ocorre um problema ou falha que precisa ser solucionado. Por outro lado, os serviços gerenciados costumam atuar de maneira proativa, lançando mão de ações preventivas e ferramentas para monitorar e gerir a segurança, prevenindo desastres e problemas.

A própria gestão do serviço também se distingue: enquanto no outsourcing o profissional ou equipe contratada atende demandas, aloca recursos e não realiza o gerenciamento de pessoas e do trabalho (isso fica a cargo da empresa contratante, que deve acompanhar todo o processo), os serviços gerenciados também fazem o controle dos recursos e dos funcionários envolvidos, validando o trabalho realizado.  

Outra diferença importante: no outsourcing, a empresa contratante se responsabiliza por monitorar seus servidores, geralmente pagando pela licenciatura dos softwares utilizados. Nos serviços gerenciados, o parceiro contratado fica a cargo do monitoramento e da própria gestão do processo (como o nome indica), sendo que as ferramentas aplicadas estão inclusas no serviço.

Ambas as alternativas trazem bons resultados, mas os serviços gerenciados possibilitam que a empresa contratante possa se dedicar mais às atividades diretamente ligadas ao negócio.

Afinal, por que optar por serviços gerenciados em TI?

Minimizar custos

O investimento nos serviços se dá de acordo com a demanda da empresa, possibilitando maior flexibilização e previsão dos custos necessários. Como vimos, a opção pelos serviços gerenciados também isenta o negócio de ter que arcar com a contratação e o treinamento de diversos funcionários especializados, o que pesa bem mais no orçamento.

Os serviços gerenciados também eliminam possíveis gastos com equipamentos, tecnologias e licenças de softwares, além de representarem um verdadeiro investimento estratégico com grande custo-benefício a longo prazo – suprindo processos essenciais (porém secundários) da empresa, esses serviços costumam proporcionar economia para o negócio.

Mais expertise técnica para o setor de TI

Ao optar por serviços gerenciados, a empresa passa a contar com profissionais capacitados e especializados atuando em seu setor de TI. O benefício vai muito além do trabalho técnico em si: com esses profissionais, o negócio pode usufruir de consultoria em tecnologia, ganhando expertise em termos de novidades do mercado, melhorias estratégicas, inovação e segurança. .

Conquista de uma TI mais estratégica

Vimos que o outsourcing geralmente atua na remediação de problemas e que os serviços gerenciados priorizam uma abordagem preventiva e estratégica. Assim, contar com esses parceiros permite que a TI da empresa se torne muito mais estratégica, reduzindo ou eliminando riscos, identificando possíveis problemas e implementando mudanças para promover a melhoria contínua das rotinas do setor.

A equipe interna de TI se torna mais disponível e pode focar no core business

Essa é, de fato, uma das razões mais atraentes quando o assunto é repassar processos secundários para parceiros especializados. Ao transferir a responsabilidade de determinados processos para profissionais experientes e capacitados (a exemplo da gestão do backup corporativo), a equipe interna de TI ganha muito mais disponibilidade para atender demandas urgentes e de alta importância estratégica para o negócio.

A empresa, assim, pode dispor de um time de suporte 100% dedicado às necessidades internas, incluindo rotinas de planejamento, gerenciamento e manutenção. O aumento da competitividade é outro benefício que vem na esteira desse processo.

Mais escalabilidade e flexibilização

A contratação de serviços gerenciados de demanda torna a flexibilidade do setor muito maior, o que permite fazer contratações mais inteligentes e atingir os resultados previstos com qualidade e escalabilidade.

A opção também possibilita que o negócio se adapte a novos cenários com muito mais facilidade, modificando e moldando a estrutura da TI sempre que necessário.

E então, gostou do artigo? Esperamos que a leitura tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento e os benefícios dos serviços gerenciados de TI! Para ampliar seu conhecimento no assunto, gostaríamos de fazer algumas sugestões de leitura:

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