Com alertas frequentes de ciberataques e demandas constantes por inovações no terreno da segurança da informação, é cada vez mais urgente que as empresas busquem fazer um uso mais inteligente dos seus recursos internos já existentes – ou seja, nos investimentos já realizados em equipe e tecnologia.

Afinal, não basta investir em novas soluções – é preciso otimizar a estrutura e os processos de trabalho no dia a dia.

Nesse ponto, a colaboração entra em cena como palavra-chave para aumentar a eficiência na detecção e na resolução de ameaças de segurança de dados. Ao aplicar com sucesso o conceito na prática, é possível ter mais assertividade na proteção contra ataques cibernéticos de grande escala (como o ransomware) e também lidar com mais eficácia nas práticas de segurança do cotidiano.

A seguir, saiba mais sobre a importância da colaboração na proteção à informação nos negócios e como implementar o conceito na prática!

Por que a colaboração tem um papel-chave nos processos de segurança da informação?

Implementar ferramentas e estratégias de colaboração promove uma significativa melhoria no tratamento, na gestão e no armazenamento de dados nas organizações. É preciso ter em mente que, no atual cenário, as empresas estão cada vez mais pressionadas a atuarem com mais agilidade e eficiência na tomada de decisões.

A colaboração, aplicada como uma transformação na cultura das empresas, melhora e facilita a interação entre equipes, torna as respostas mais velozes e até mesmo evita processos desnecessários que atravancam a produtividade nas rotinas corporativas.

Marc Solomon, especialista da empresa de segurança da informação ThreatQuotient, classifica o conceito em duas frentes: colaboração ativa e colaboração passiva. Confira:

Colaboração Ativa

Trata-se da noção de colaboração “tradicional”, que vem à mente no momento em que pensamos no conceito. Podemos defini-la como a ação de unir esforços com outras pessoas para atingir um objetivo em comum, compartilhando tarefas e seguindo uma coordenação determinada.

Se esse processo colaborativo entre equipes parece simples e banal, na verdade é um grande desafio para profissionais de TI que atuam com segurança nas empresas.

Na prática, a grande maior parte das operações em segurança é caótica e irregular, visto que os diferentes times envolvidos trabalham de forma independente e com pouco conhecimento acerca do que os demais colaboradores estão produzindo.

Sem coesão e sem comunicação eficiente entre os times, erros podem passar batido, ameaças podem se infiltrar mais facilmente e a detecção de falhas tende a levar muito mais tempo.

Colaboração Passiva

A característica central de uma colaboração passiva é o compartilhamento de informações. Um erro frequente, nas organizações, é descartar informações de trabalho (que vêm das outras equipes) por julgá-las irrelevantes. Em geral, cada time também atua com ferramentas distintas para trocar informações, dificultando o aproveitamento do potencial colaborativo entre todos.

Instituir ambas as vertentes da colaboração corporativa pode revolucionar o modo como as equipes e os profissionais de TI identificam, combatem e respondem a ameaças de segurança no dia a dia.

Há, além disso, as vantagens adicionais do processo: mais produtividade, mais integração entre os setores da empresa e maior alinhamento estratégico interno, o que facilita o alcance de objetivos do negócio.

Saiba Mais: Gestão de TI: como otimizar os recursos e reduzir custos?

Certo. Mas como implementar a colaboração na prática e aumentar a segurança?

Como vimos, promover mais segurança para as empresas não é somente sinônimo de investir em novas tecnologias e otimizar processos de trabalho, mas antes e principalmente estimular a cultura de colaboração no ambiente interno.

Confira 3 estratégias para aplicar a colaboração na prática!

Comunicação efetiva dos problemas de segurança

Em primeiro lugar, é imprescindível que a equipe de TI se responsibilize por comunicar, de forma acessível e direta, os problemas e falhas de segurança para todos os membros da organização, garantindo colaboração para os processos da área.

Muitas vezes, a falta de comunicação prejudica o entendimento da empresa como um todo sobre o real nível de gravidade de uma ameaça de segurança, o que acaba por tornar o negócio mais vulnerável a ataques.

Nesse sentido, é fundamental pensar e incentivar práticas de interação entre os profissionais de segurança e os demais funcionários, incluindo treinamentos sobre os  melhores hábitos de proteção aos dados e o alerta para os riscos de vazamento/perda de informação.

Centralização das informações na nuvem

Um dos grandes benefícios da computação na nuvem é a centralização dos dados em um único ambiente que pode ser facilmente acessado, melhorando as interações entre o time e otimizando a gestão de dados.

Podemos até afirmar, inclusive, que o ambiente cloud é a consolidação da colaboração entre as equipes no meio digital. Troca de mensagens, vídeos, documentos, planilhas, anotações: não importa o formato da interação, a nuvem centraliza e armazena todas essas informações em um único espaço.

Integração estratégica da TI às áreas da empresa

Muito abordada na teoria, a importância de alinhar o departamento de TI aos outros setores da empresa precisa migrar, com eficácia, para a prática.

Diretamente ligada aos principais objetivos do negócio, o papel da TI deve ser fortalecido e esclarecido para todos os times da organização, especialmente no que diz respeito às práticas e processos de segurança da informação.

Com mais entendimento acerca da performance fundamental do setor de tecnologia para a proteção dos dados corporativos (e também para toda a gestão dos dados pessoais dos colaboradores), torna-se muito mais fácil implementar uma cultura efetiva de colaboração nas operações de segurança.

Saiba Mais: Gestão de Riscos em TI: o que é e como implementar?

E então, o que achou do conteúdo? Como você avaliaria a cultura de organização atual do seu negócio? Esperamos que as informações do artigo sejam úteis para a sua gestão!

Para ajudar você a potencializar a segurança da informação na sua empresa, elaboramos um Guia Definitivo para proteger seu negócio contra o Ransomware, o crime virtual que tem feito cada vez mais vítimas no Brasil e no mundo.

FAÇA O DOWNLOAD  GRATUITO DO MATERIAL:

Deixe um comentário

×