Se o mercado de TI está em alta – com demandas crescentes por parte de empresas e usuários finais -, os profissionais autônomos que estão em busca de alavancar sua carreira têm lidado com desafios cada vez maiores. Afinal, diante da concorrência e das novas tendências, como vender serviços de TI?
Envolvendo desde uma comunicação caprichada da sua empresa até o entendimento do público e a valorização dos seus serviços, maximizar as vendas vai muito além de fechar novos contratos.
De fato, destacar-se como profissional de TI autônomo exige um domínio do que é oferecido no portfólio, atualização constante e, sim, muito jogo de cintura para lidar com as necessidades dos clientes e as novidades do mercado. Não por acaso, a maioria dos profissionais busca obter uma experiência na área antes de se lançar no empreendedorismo.
Para te ajudar a alavancar sua lucratividade e ampliar a carteira de clientes (quer você seja um novato ou tenha tempo de estrada), elaboramos um guia prático sobre como vender serviços de TI. Confira nossas 6 dicas matadoras e invista no seu sucesso!
Como vender serviços de TI: 6 dicas definitivas para seu sucesso
1. Estude sua concorrência
Entender seu mercado local é crucial – e isso passa pela análise cuidadosa da concorrência. Nessa etapa, é preciso que você realize alguns questionamentos importantes:
- Quem são seus concorrentes diretos?
- Que produtos/serviços oferecem?
- O público desses concorrentes estão satisfeitos?
- Que forma de divulgação eles utilizam? Quais canais?
- O que eles andam fazendo para se destacar?
- Qual é o preço que praticam?
- De que forma seu próprio portfólio se assemelha e se diferencia dos deles?
- O que você pode oferecer como diferencial?
Essa visão de mercado e dos negócios concorrentes é valiosa para que você reveja suas ofertas, defina preços competitivos e avalie se não está oferecendo “mais do mesmo”. Dessa forma, é possível ter um norte para potencializar o valor do seu trabalho e buscar um posicionamento mais assertivo.
Saiba Mais: 8 passos para oferecer consultoria na sua revenda de TI
2. Diversifique (e atualize!) os canais de comunicação
Em se tratando de aumentar as vendas, é claro que o contato com o cliente deve estar entre seus principais focos de atenção. Mais do que criar canais de comunicação efetivos, é preciso que você realmente marque presença e tenha consistência nessas plataformas.
Quanto mais assertivas e variadas forem as formas de contato, maiores as chances de prospectar novos interessados, divulgar seu trabalho, difundir o nome do seu negócio no mercado e até mesmo manter o interesse a confiança dos clientes já existentes (que podem inclusive adquirir outros produtos/serviços).
Cartão de visitas, site responsivo, redes sociais atualizadas, e-mail, telefone, anúncios online e até mesmo um canal no Youtube são exemplos de ferramentas que podem fazer muito pelo seu marketing e gerar novas vendas.
Para os canais da internet, produzir conteúdo relevante é uma estratégia extremamente valiosa. Aqui, você pode fazer divulgações diretas dos seus serviços (explicitando suas vantagens), publicar promoções, dar dicas úteis e interessantes de acordo com as necessidades do seu público, fazer tutoriais simplificados de programas etc.
3. Ofereça real valor na venda
Quando o assunto é como vender serviços em TI, um mandamento essencial a se ter em mente é que você não está apenas comercializando um produto/serviço ou “empurrando” uma solução para seu público – na verdade, você está oferecendo uma solução para os problemas do cliente, agregando real valor à sua rotina.
Muito mais do que funcionalidades, você deve vender benefícios, otimização do tempo, qualidade de vida, segurança, economia, eficiência. Todos esses fatores são valores subjetivos que elevam o nível da sua oferta e reforçam a credibilidade do seu trabalho.
Por esse motivo, acertar em uma argumentação baseada nas necessidades do cliente e genuinamente interessada em ajudá-lo é a chave da venda bem-sucedida. Não à toa, conhecer a fundo o público que você deseja atingir – e então alinhar esse conhecimento ao seu discurso de vendas – é outra etapa fundamental.
4. Simplifique sua mensagem
Embora a tecnologia esteja cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, o universo de TI ainda causa o receio e a incompreensão de muita gente. Jargões da profissão, linguagens e outras particularidades do ramo, de fato, parecem extremamente complexos para a maior parte do público.
Vale lembrar que, muitas vezes, essa barreira pode até mesmo atrapalhar a negociação e a divulgação do seus produtos e serviços. Afinal, sem entendimento não há apelo (e muito menos vendas), certo?
Uma dica importante, nesse contexto, é buscar simplificar ao máximo sua mensagem, garantindo que o público leigo tenha clareza a respeito do que você oferece. Além de evitar a linguagem técnica, procure também focar nas vantagens e benefícios (lembrando de, acima de tudo, oferecer valor para o cliente).
Outra estratégia interessante é organizar seus serviços e produtos em pacotes ou áreas de atuação, garantindo que você realmente está comunicando a função e a importância do seu trabalho. Não há dúvidas: ter clareza faz toda a diferença para um discurso de vendas efetivo!
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5. Acerte na precificação
Definir preços razoáveis e competitivos é com certeza uma das principais questões para profissionais autônomos de todas as áreas. Acertar nesse quesito é fundamental!
Fique atento: uma boa precificação deve passar pelo estudo da concorrência (incluindo os serviços e planos praticados), assim como seu nível de experiência, a análise das suas despesas e a margem de lucro desejada.
Vale lembrar que o preço estipulado pelos seus concorrentes é apenas uma referência: é possível que eles pratiquem preços muito inferiores aos seus, mas ofereçam serviços e produtos de qualidade bem menor. O contrário também pode ser verdade.
Por isso, não deixe de levar em conta sua trajetória, sua experiência e nível de expertise. Toda essa bagagem (assim como suas certificações, diferenciais e capacitações) deve influenciar no valor cobrado pelo seu trabalho. Pesquise e tenha coerência!
Quer saber mais? Confira: Precificação de serviços de TI: como fazer e se manter competitivo?
6. Priorize a excelência, sempre
Parece óbvio, mas sempre vale enfatizar: conquistar a confiança e a recomendação dos seus clientes (reforçando sua autoridade no mercado) deve ser o verdadeiro objetivo por trás dos seus esforços de vendas.
Nesse cenário, almeje nada menos do que a excelência. Busque atualizações constantes, preze por um atendimento cuidadoso, tenha foco em resultados e procure incrementar seu portfólio com soluções inovadoras, diferenciadas e que agreguem um real valor para a rotina do seu público.
E aí, o que achou do conteúdo? Esperamos que nossas dicas sobre como vender serviços de TI sejam valiosas para sua carreira! Para ampliar ainda mais seus conhecimentos, clique aqui e confira estratégias para agregar real valor à sua prestação de serviços em TI!
Créditos da imagem: jannoon028