Sua empresa vive sob a ameaça de uma possível perda de dados? Justamente para fugir desse cenário angustiante, a criação de uma estratégia de backup corporativo (e recuperação) é a solução mais eficaz para organizações de todos os portes.

A situação fica ainda mais séria quando consideramos o imenso volume de dados que é gerado todos os dias, pelas empresas e pelos usuários.

Em todo esse cenário, vamos supor que você entende a importância de realizar um bom backup na empresa e já está movimentando recursos e conhecimentos para criar sua estratégia na área. E agora, como proceder? Como criar o melhor planejamento de backup para seu negócio?

Com isso em mente, reunimos os 6 principais questionamentos que você tem que se fazer ao desenhar uma estratégia de backup corporativo. Vamos lá?

6 perguntas fundamentais a serem feitas na criação de uma estratégia de backup corporativo

 

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1. Quais são os dados mais importantes da sua empresa?

Quais dados do seu negócio devem ser abarcados pelo plano de continuidade? A primeira importante pergunta que você deve se fazer ao criar uma estratégia de backup é quais informações são essenciais para a sobrevivência e estabilidade do negócio (e que devem ser resguardadas de uma eventual catástrofe).

As informações dos seus clientes, assim como dados que são base para o aplicativo de uma empresa, têm prioridade máxima e devem ser cobertas pelo plano de backup. Por outro lado, e-mails de 5 anos atrás não são tão importantes.

Para definir os dados mais importantes, há uma regra simples: defina quais dados estão diretamente relacionados aos processos mais vitais da empresa. Naturalmente, eles são prioritários na hora de fazer as cópias de segurança.

2. Com que frequência devo fazer o backup dos dados?

Com qual periodicidade sua empresa precisa criar e armazenar cópias de segurança?

Para definir a melhor frequência do backup, um pré-requisito muito importante é levantar a frequência com a qual os dados são alterados.

Por exemplo: há informações que mudam todos os dias, como os bancos de dados dos clientes do negócio. Por outro lado, aplicativos e sistemas precisam ser atualizados com regularidade, mas não necessariamente em uma base diária.

A partir daí, você define o tipo de estratégia ideal para o backup de cada categoria de dados da empresa: diferencial, completa ou incremental.

 

  • Backup completo: é realizado semanal ou mensalmente. É indicado para informações importantes, mas que não apresentam muita urgência de atualização. São os sistemas menos críticos e de menor manipulação nas empresas.

 

  • Backup incremental: aqui, novos arquivos são adicionados a partir de um backup completo. Normalmente, ele é utilizado para os dados que não se modificam ao longo do tempo, como bancos de imagens (que não se alteram, mas apenas são alimentados com novos arquivos).

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3. Quais tecnologias e equipamentos serão utilizados no backup?

Definir com clareza os softwares e dispositivos a serem usados no processo também é etapa essencial da sua estratégia de backup.

Lembre-se: backups exigem armazenamento. Qual tipo de armazenamento você vai utilizar? Nuvem, servidores ou ambos?

De maneira geral, o mais recomendado e mais seguro é apostar em uma estratégia conjunta de backup na nuvem e em dispositivos físicos. Para tanto, você terá que levantar as tecnologias (como Acronis, Arcserve e Mozy) e os hardwares necessários.

ATENÇÃO: a depender do investimento exigido e dos recursos da sua empresa, pode ser mais interessante terceirizar tanto o armazenamento quanto a expertise. Fique atento!

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4. Qual é capacidade necessária para os dados a serem copiados/armazenados?

Esta pergunta está diretamente relacionada à anterior. É preciso definir a capacidade de armazenamento do suporte definido para o backup.

Para isso, uma informação é fundamental: o volume de dados que é gerado em cada operação. A partir daí, será possível encontrar o plano de armazenamento ideal para o seu negócio, seja na nuvem ou em plataformas físicas.

5. Quando devo agendar os backups?

Para responder a essa pergunta, é importante ter em mente que o processo de backup pode interromper a equipe que está trabalhando nos sistemas/aplicativos da empresa no momento. Essa paralisação nos serviços pode, ainda, interferir na automatização do backup.

Por outro lado, nem sempre é possível agendar o backup fora dos horários de pico no trabalho, embora isso possa acelerar o processo.

O momento ideal para agendar os backups, dessa forma, vai depender da rotina de trabalho do seu negócio e da disponibilidade de remanejamento dos colaboradores. Busque planejar com cuidado para programar o backup dos dados principais do sistema.

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6. Quem será responsável por executar e acompanhar o processo?

Vale lembrar que o profissional ou equipe que ficar responsabilizado por executar o backup também deverá monitorar e acompanhar o mesmo.

O monitoramento especializado e atento é importante porque investiga e evita, dentre outros fatores:

  • Problemas técnicos e panes em equipamentos e servidores;
  • Exclusão acidental de arquivos e informações importantes;
  • Ataques hacker que violam ou bloqueiam os dados da empresa.

Todo esse trabalho de execução e acompanhamento, como vimos, exige conhecimento especializado, esforços e investimento. É comum que muitos negócios (principalmente os de médio e pequeno porte) não tenham recursos ou expertise para executar um processo eficiente de backup.

Nesses casos (visto que ficar sem backup não é uma opção viável!), o ideal é investir no outsourcing, terceirizando o serviço para ter o apoio de profissionais especializados na execução e no monitoramento. Esse serviço é conhecido como backup gerenciado.

Dessa forma, um profissional qualificado fará o gerenciamento e a manutenção dos dados, assegurando que o procedimento está cumprindo os objetivos do negócio (e garantindo a segurança).

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E então, gostou das informações? Esperamos que te ajudem na sua segurança da informação! Não deixe de ler também nosso artigo sobre como fazer uma política de backup eficiente!

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