Atualmente, não há mais como desvincular o marketing pessoal e profissional de uma boa presença digital. Para divulgar seus serviços, fortalecer sua marca e expor suas experiências, o site para profissionais de TI é uma ferramenta indispensável. Trata-se, afinal, da vitrine online do seu trabalho – e, hoje, tudo gira em torno do online.
Vale lembrar: para prestadores de serviços e profissionais autônomos na área, a importância de manter um bom endereço na web triplica em importância. Afinal, nesses casos, a internet é o meio mais fácil e mesmo barato de ser encontrado por seus clientes, além de criar autoridade no segmento.
A seguir, saiba mais sobre a importância do site para profissionais de TI e dicas imperdíveis para criar ou melhorar o seu!
Por que o site para profissionais de TI é tão importante?
Antes de tudo, é importante ter em mente que o comportamento do cliente mudou. Se antes o hábito era pedir recomendações a pessoas próximas para escolher algum produto ou serviço, agora a primeira atitude da grande maioria dos consumidores é fazer buscas online.
Nesse sentido, se você não marcar presença nos resultados de buscas, na prática estará perdendo (muitas) oportunidades de vendas – além de perder em profissionalismo, networking e construção de autoridade.
Entre os principais motivos que justificam o papel crucial do site para profissionais de TI, estão:
- ser identificado pelos motores de busca online (como o Google), aumentando seu alcance digital;
- o site é um espaço para concentrar todos os seus certificados, competências, portfólio e experiências – na verdade, é o melhor espaço para concentrá-los. É comum que profissionais de TI tenham seus trabalhos no GitHub, seu currículo no LinkedIn, apresentações no SlideShare ou mesmo alguns conteúdos publicados no próprio LinkedIn e/ou Medium. Com um site profissional, você reúne tudo isso, reforçando suas habilidades e facilitando sua divulgação;
- o site é o lugar perfeito para criar/reforçar sua autoridade com a produção de conteúdo relacionada ao universo do seu trabalho. Tutoriais para configurar sistemas, esclarecimento de dúvidas frequentes dos seus clientes, dicas de manutenção, opinião sobre novas versões de programas e softwares… tudo isso pode entrar no seu blog!
Leia Mais: 7 livros de TI que todo prestador de serviços deve conhecer
7 práticas para fazer um site profissional inteligente e de qualidade
Quando o assunto é colocar um bom site no ar, existem alguns critérios e parâmetros valiosos a se cumprir. Isso porque é fundamental que seu endereço online seja visualmente atraente, amigável aos mecanismos de busca, facilmente navegado pelo usuário e com conteúdo claro e objetivo.
Se você está em busca de dicas para criar seu site para profissionais de TI (ou mesmo melhorar um portal já existente), fique de olho nas 7 boas práticas abaixo:
1. Aposte em responsividade
Um site responsivo nada mais é do que um site que se adapta automaticamente em diferentes telas, incluindo tablets e smartphones. Vale lembrar que a boa navegabilidade em dispositivos móveis não apenas agrada e retém o usuário, como também vai de encontro a um dos algoritmos do Google, que prioriza sites mobile friendly. Não peque nesse quesito!
2. Invista em otimização para SEO
O famoso e cada vez mais falado SEO nada mais é, como o próprio nome diz (Search Engine Optimization – otimização para motores de busca), do que um conjunto de boas práticas para tornar um site ou blog mais bem posicionado nos resultados do Google e outros mecanismos de pesquisa na web.
Entre as regras mais importantes para ter um site para profissionais de TI otimizado para SEO, estão:
- pesquisa das palavras-chave mais relevantes e buscadas pelo seu público-alvo quando o assunto é seu trabalho. Essas expressões valiosas devem ser o ponto de partida para criar títulos de seções e páginas do site, cabeçalhos, alt-tags, URLs, meta-descriptions e conteúdos para o blog. Uma ferramenta interessante, nesse sentido, é o Ubersuggest;
- uso de links internos (links que guiam para outras páginas/seções do seu próprio site) e backlinks (outros sites relevantes linkando para o seu site);
- URLs amigáveis, que devem ser simples, objetivas e priorizar as palavras-chave importantes para seu negócio;
- tempo rápido de carregamento do site. A velocidade de carregamento não apenas evita a taxa de rejeição dos usuários, como também colabora para um bom posicionamento no Google. O site deve carregar no máximo em 3 segundos.
3. Garanta navegabilidade
Quando falamos em “navegabilidade” ou “usabilidade”, estamos nos referindo a um site que permita uma navegação fácil e intuitiva. O ideal, aqui, é que o usuário encontre facilmente respostas para suas dúvidas, entenda seus serviços de “bate-pronto” e não demore a encontrar uma forma simples de entrar em contato com você.
Nessa etapa, algumas perguntas importantes ajudam a guiar seu trabalho:
- O usuário demora ou tem facilidade para realizar uma tarefa simples no site?
- Os botões e chamadas para ação (CTAs) são bem visíveis?
- O usuário precisa clicar muitas vezes antes de ter acesso a algum conteúdo, contato ou serviço?
- É fácil acessar as páginas anteriores e seguintes no website?
Simplifique e facilite o máximo possível! Lembre-se: a ideia é que o usuário permaneça mais tempo no seu site, acesse as informações que o interessam e entre em contato, caso deseje.
4. Crie bons CTAs
Os chamados CTAs (call-to-action), mencionados acima, são as chamadas que você faz para induzir o usuário a realizar alguma ação (acessar um conteúdo, assinar a newsletter, conhecer seus serviços, comprar um produto, entrar em contato etc).
Não por acaso, esses chamados têm grande importância para que você garanta a conversão (a realização de alguma ação desejada) e facilite a vida do usuário que navega pelo site.
Textos atraentes e convidativos, botões visíveis que encaminhem para as informações desejadas, boa distribuição dos botões no site (nada de CTAs raros e mal posicionados apenas no final das páginas!) são algumas das boas práticas as quais você deve se atentar.
Leia Mais: Como vender serviços de TI: 6 dicas matadoras para autônomos
5. Aposte em layout simples e visual agradável
Identidade visual é importante, mas tenha em mente que seu layout também deve refletir a navegabilidade e o uso intuitivo do site. Prefira layouts de design simples e objetivos, sem elementos visuais em excesso que “poluam” a experiência do usuário.
Cores compatíveis entre em si, profissionalismo e transparência nas informações devem dar o tom da parte visual do site para profissionais de TI.
6. Invista em marketing de conteúdo
Como já dissemos, um dos principais trunfos de se ter um site profissional é que ele é o melhor lugar para produzir e disseminar conteúdo interessante para seu público.
Nesse ponto, as vantagens são múltiplas: ao criar e divulgar artigos, tutoriais, vídeos, dicas, resenhas, comentários, dentre outros, você estará fortalecendo o SEO do seu site (permitindo que ele seja encontrado mais facilmente pelo Google) e também criando autoridade na sua área de atuação, tornando-se uma referência.
A melhor maneira de fazer tudo isso no site para profissionais de TI, nesse sentido, é criando um blog “acoplado” ao website. Para definir seus temas e criar um conteúdo escaneável, lembre-se de usar as palavras-chave pesquisadas como ponto de partida, além de criar parágrafos curtos, usar subtítulos e tópicos.
Dica extra: não se esqueça também de divulgar esse conteúdo! Aqui, as redes sociais são ótimas aliadas.
7. Crie seções e páginas objetivas e inteligentes
A disposição das informações no site é outro aspecto que merece cuidado. Lançando mão de clareza, objetividade e fácil visualização, crie seções e páginas bem delimitadas e que realmente comuniquem a mensagem desejada, de forma simples, atrativa e direta.
Não se esqueça, aqui, de criar uma seção com seus dados de contato atualizados (não deixando dúvidas no usuário), uma boa página de portfólio e uma seção de serviços com boas descrições e organização. Você quer que o usuário entenda exatamente o que você oferece e de que forma oferece, certo? Lembre-se também de destacar as vantagens e os diferenciais do seu trabalho.
E então, gostou das nossas dicas? Você já possui um site para profissionais de TI e faz uso de alguma das práticas acima? Para impulsionar o sucesso do seu negócio, confira também nosso artigo sobre como agregar real valor à sua prestação de serviços em TI!
Créditos da imagem de destaque: Freepik