Atualmente, não há mais como desvincular o marketing pessoal e profissional de uma boa presença digital. Para divulgar seus serviços, fortalecer sua marca e expor suas experiências, o site para profissionais de TI é uma ferramenta indispensável. Trata-se, afinal, da vitrine online do seu trabalho – e, hoje, tudo gira em torno do online. 

Vale lembrar: para prestadores de serviços e profissionais autônomos na área, a importância de manter um bom endereço na web triplica em importância. Afinal, nesses casos, a internet é o meio mais fácil e mesmo barato de ser encontrado por seus clientes, além de criar autoridade no segmento. 

A seguir, saiba mais sobre a importância do site para profissionais de TI e dicas imperdíveis para criar ou melhorar o seu! 

Por que o site para profissionais de TI é tão importante? 

Antes de tudo, é importante ter em mente que o comportamento do cliente mudou. Se antes o hábito era pedir recomendações a pessoas próximas para escolher algum produto ou serviço, agora a primeira atitude da grande maioria dos consumidores é fazer buscas online. 

Nesse sentido, se você não marcar presença nos resultados de buscas, na prática estará perdendo (muitas) oportunidades de vendas além de perder em profissionalismo, networking e construção de autoridade

Entre os principais motivos que justificam o papel crucial do site para profissionais de TI, estão: 

  • ser identificado pelos motores de busca online (como o Google), aumentando seu alcance digital;
  • o site é um espaço para concentrar todos os seus certificados, competências, portfólio e experiências – na verdade, é o melhor espaço para concentrá-los. É comum que profissionais de TI tenham seus trabalhos no GitHub, seu currículo no LinkedIn, apresentações no SlideShare ou mesmo alguns conteúdos publicados no próprio LinkedIn e/ou Medium. Com um site profissional, você reúne tudo isso, reforçando suas habilidades e facilitando sua divulgação
  • o site é o lugar perfeito para criar/reforçar sua autoridade com a produção de conteúdo relacionada ao universo do seu trabalho. Tutoriais para configurar sistemas, esclarecimento de dúvidas frequentes dos seus clientes, dicas de manutenção, opinião sobre novas versões de programas e softwares… tudo isso pode entrar no seu blog! 

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7 práticas para fazer um site profissional inteligente e de qualidade

Quando o assunto é colocar um bom site no ar, existem alguns critérios e parâmetros valiosos a se cumprir. Isso porque é fundamental que seu endereço online seja visualmente atraente, amigável aos mecanismos de busca, facilmente navegado pelo usuário e com conteúdo claro e objetivo. 

Se você está em busca de dicas para criar seu site para profissionais de TI (ou mesmo melhorar um portal já existente), fique de olho nas 7 boas práticas abaixo: 

1. Aposte em responsividade 

Um site responsivo nada mais é do que um site que se adapta automaticamente em diferentes telas, incluindo tablets e smartphones. Vale lembrar que a boa navegabilidade em dispositivos móveis não apenas agrada e retém o usuário, como também vai de encontro a um dos algoritmos do Google, que prioriza sites mobile friendly. Não peque nesse quesito! 

2. Invista em otimização para SEO 

O famoso e cada vez mais falado SEO nada mais é, como o próprio nome diz (Search Engine Optimization – otimização para motores de busca), do que um conjunto de boas práticas para tornar um site ou blog mais bem posicionado nos resultados do Google e outros mecanismos de pesquisa na web

Entre as regras mais importantes para ter um site para profissionais de TI otimizado para SEO, estão:

  • pesquisa das palavras-chave mais relevantes e buscadas pelo seu público-alvo quando o assunto é seu trabalho. Essas expressões valiosas devem ser o ponto de partida para criar títulos de seções e páginas do site, cabeçalhos, alt-tags, URLs, meta-descriptions e conteúdos para o blog. Uma ferramenta interessante, nesse sentido, é o Ubersuggest;
  • uso de links internos (links que guiam para outras páginas/seções do seu próprio site) e backlinks (outros sites relevantes linkando para o seu site);
  • URLs amigáveis, que devem ser simples, objetivas e priorizar as palavras-chave importantes para seu negócio;
  • tempo rápido de carregamento do site. A velocidade de carregamento não apenas evita a taxa de rejeição dos usuários, como também colabora para um bom posicionamento no Google. O site deve carregar no máximo em 3 segundos. 

3. Garanta navegabilidade 

Quando falamos em “navegabilidade” ou “usabilidade”, estamos nos referindo a um site que permita uma navegação fácil e intuitiva. O ideal, aqui, é que o usuário encontre facilmente respostas para suas dúvidas, entenda seus serviços de “bate-pronto” e não demore a encontrar uma forma simples de entrar em contato com você. 

Nessa etapa, algumas perguntas importantes ajudam a guiar seu trabalho: 

  • O usuário demora ou tem facilidade para realizar uma tarefa simples no site?
  • Os botões e chamadas para ação (CTAs) são bem visíveis?
  • O usuário precisa clicar muitas vezes antes de ter acesso a algum conteúdo, contato ou serviço? 
  • É fácil acessar as páginas anteriores e seguintes no website? 

Simplifique e facilite o máximo possível! Lembre-se: a ideia é que o usuário permaneça mais tempo no seu site, acesse as informações que o interessam e entre em contato, caso deseje. 

4. Crie bons CTAs

Os chamados CTAs (call-to-action), mencionados acima, são as chamadas que você faz para induzir o usuário a realizar alguma ação (acessar um conteúdo, assinar a newsletter, conhecer seus serviços, comprar um produto, entrar em contato etc). 

Não por acaso, esses chamados têm grande importância para que você garanta a conversão (a realização de alguma ação desejada) e facilite a vida do usuário que navega pelo site. 

Textos atraentes e convidativos, botões visíveis que encaminhem para as informações desejadas, boa distribuição dos botões no site (nada de CTAs raros e mal posicionados apenas no final das páginas!) são algumas das boas práticas as quais você deve se atentar. 

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5. Aposte em layout simples e visual agradável 

Identidade visual é importante, mas tenha em mente que seu layout também deve refletir a navegabilidade e o uso intuitivo do site. Prefira layouts de design simples e objetivos, sem elementos visuais em excesso que “poluam” a experiência do usuário. 

Cores compatíveis entre em si, profissionalismo e transparência nas informações devem dar o tom da parte visual do site para profissionais de TI. 

6. Invista em marketing de conteúdo 

Como já dissemos, um dos principais trunfos de se ter um site profissional é que ele é o melhor lugar para produzir e disseminar conteúdo interessante para seu público. 

Nesse ponto, as vantagens são múltiplas: ao criar e divulgar artigos, tutoriais, vídeos, dicas, resenhas, comentários, dentre outros, você estará fortalecendo o SEO do seu site (permitindo que ele seja encontrado mais facilmente pelo Google) e também criando autoridade na sua área de atuação, tornando-se uma referência

A melhor maneira de fazer tudo isso no site para profissionais de TI, nesse sentido, é criando um blog “acoplado” ao website. Para definir seus temas e criar um conteúdo escaneável, lembre-se de usar as palavras-chave pesquisadas como ponto de partida, além de criar parágrafos curtos, usar subtítulos e tópicos. 

Dica extra: não se esqueça também de divulgar esse conteúdo! Aqui, as redes sociais são ótimas aliadas. 

7. Crie seções e páginas objetivas e inteligentes

A disposição das informações no site é outro aspecto que merece cuidado. Lançando mão de clareza, objetividade e fácil visualização, crie seções e páginas bem delimitadas e que realmente comuniquem a mensagem desejada, de forma simples, atrativa e direta. 

Não se esqueça, aqui, de criar uma seção com seus dados de contato atualizados (não deixando dúvidas no usuário), uma boa página de portfólio e uma seção de serviços com boas descrições e organização. Você quer que o usuário entenda exatamente o que você oferece e de que forma oferece, certo? Lembre-se também de destacar as vantagens e os diferenciais do seu trabalho. 

E então, gostou das nossas dicas? Você já possui um site para profissionais de TI e faz uso de alguma das práticas acima? Para impulsionar o sucesso do seu negócio, confira também nosso artigo sobre como agregar real valor à sua prestação de serviços em TI! 


Créditos da imagem de destaque: Freepik

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