Você costuma buscar livros de TI para se aperfeiçoar na área? Enquanto cursos, especializações e estudos online são a escolha de muitos profissionais para a capacitação, a verdade é que um erro subestimar o poder da leitura como fonte de conhecimento e informação para a sua carreira

É claro que toda forma de aperfeiçoamento é válida: se a atualização constante é essencial para toda profissão bem-sucedida, ela ganha um peso especial no segmento de TI. A área, afinal, se renova com uma velocidade impressionante, exigindo dedicação para acertar o passo com todos os avanços e novas soluções. 

Se você presta serviços em Tecnologia da Informação, o conhecimento é chave para seu posicionamento de mercado e a sua competitividade. Para te ajudar a empreender uma carreira na área com sucesso, listamos 7 livros de TI que todo profissional da área deveria ler. Vamos lá? 

Livros de TI: 7 dicas de leitura para prestadores de serviços na área 

Os 11 segredos de líderes de TI altamente influentes – Marc J. Schiller 

Ainda sem tradução para o português, a obra de Marc J. Schiller (The 11 secrets of highly influential IT leaders) é leitura obrigatória se você se dá bem no inglês – e mais uma excelente razão para se aprofundar na língua, se não for o seu caso! 

Vale dizer que muitos consideram o livro como um verdadeiro “mapa do sucesso” para quem atua na área – seja como funcionário formal, seja como empreendedor. Afinal, quem não gostaria de ter acesso aos segredos dos melhores líderes de TI do mundo? 

Sendo um próprio exemplo de profissional brilhante, o autor compartilha insights valiosos dos seus mais de 25 anos de carreira, abrangendo desde operações de rotina em TI até orientações para decisões estratégicas. Reunindo histórias de transformações pessoais a partir dos segredos divididos, a leitura vale muito a pena! 

O poder dos quietos – Susan Cain 

Nem só de leituras técnicas vive o profissional e prestador de serviços de TI! Além de dominar aspectos práticos e específicos do segmento, é fundamental que você aprimore seu desenvolvimento pessoal para alcançar melhores resultados no plano profissional. 

Um belo exemplo, nesse sentido, é o best-seller O poder dos quietos, de Susan Cain. Trabalhando a introspecção e a timidez sob uma nova luz (características comuns a quem atua em TI), a autora desmistifica crenças sociais e mostra de que forma os leitores introvertidos podem se beneficiar das características da sua personalidade, usando seus pontos fortes a seu favor

Ao contrário do que a sociedade pode pregar, não apenas as pessoas extrovertidas conseguem atingir o sucesso: Bill Gates, Albert Einstein, Barack Obama e Steven Spielberg são exemplos clássicos de introvertidos que marcaram a história. 

Munindo o leitor de estratégias de marketing pessoal e técnicas para driblar as dificuldades da timidez, o livro é um grande aliado para transformar sua visão sobre si mesmo. 

Leia Mais: 8 passos para oferecer consultoria na sua revenda de TI 

Um bate-papo sobre TI – Ernesto Haberkorn 

Essa é uma excelente leitura para quem está começando na área, embora possa ser proveitosa para muitos profissionais com tempo de estrada!  

Escrito pelo brasileiro sócio-fundador da TOTVS, Ernesto Haberkorn, o livro Um bate-papo sobre TI: tudo que você gostaria de saber sobre o ERP e tecnologia da informação, mas ficava encabulado de perguntar é de fato um ótimo guia para quem está desvendando os primeiros conceitos e processos técnicos da área

Vale lembrar que, além de ser extremamente acessível para os novatos, a obra foi criada por um dos maiores especialistas em ERP do Brasil, trazendo informações valiosas para todos os perfis de profissionais de TI. 

Marketing 3.0 – P. Kotler, H. Kartajaya e I. Setiawan 

Extrapolando a esfera técnica mais uma vez, é preciso lembrar também dos livros sobre empreendedorismo, grandes aliados para prestadores de serviços de TI. No que diz respeito ao marketing, não há como não citar o grande nome da área: Philip Kotler. 

Ao abordar a ascensão de um marketing mais humanizado nos nossos tempos, Kotler (em parceria com seus colegas Kartajaya e Setiawan) reafirma a importância daquela que é a grande essência de qualquer estratégia de divulgação: o cliente

Abordando ações de marketing de relacionamento e a necessidade de oferecer mais valor para o público, Marketing 3.0 considera as mudanças do panorama atual e fornece insights fundamentais para lidar com clientes cada vez mais autônomos, interativos e exigentes. Não deixe de conferir essa “bíblia” de todo empreendedor! 

DICA EXTRA: mais recentemente, os autores lançaram a obra Marketing 4.0, que aborda a relação entre o marketing tradicional e o digital – que (spoiler!) devem ser complementares. Outro livro para entrar na sua lista! 

Big Data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da informação cotidiana – Viktor Mayer-Schönberger e Kenneth Cukier 

Dentre os diversos livros de TI, essa obra é fundamental para ficar por dentro de uma das grandes revoluções dos nossos tempos: o Big Data

Ao abordar os prós e contras da tecnologia, a leitura explora os importantes impactos que ela já trouxe e pode trazer para a sociedade como um todo, incluindo vertentes como a ciência e a economia. 

Nesse cenário, além de tratar das transformações positivas, os autores especialistas também apontam os potenciais desdobramentos negativos da revolução, incluindo a ameaça à privacidade e a necessidade do investimento em soluções globais de segurança. 

O lado difícil das situações difíceis – Ben Horowitz 

Gerente da Netscape, profissional da Silicon Graphics, vice-presidente da America Online, investidor de mais de 150 empresas… Ben Horowitz tem um currículo impressionante, e a boa notícia é que ele divide grande parte de suas experiências no ótimo O lado difícil das situações difíceis

Servindo como uma rica bússola para empreendedores, o livro desvenda as situações de dúvida, insegurança e crises do autor, que escancara seus erros de carreira sem medo e expõe as lições aprendidas ao leitor. 

Dentre outras questões valiosas, a obra aborda pontos interessantes como o momento certo de contratar funcionários, dicas para escalar o negócio, técnicas de motivação e de integração de novos membros na equipe e várias outras instruções para empreendedores de TI. Vale a leitura! 

Leia Mais: Precificação de serviços de TI: como fazer e se manter competitivo? 

SPIN Selling – Neil Rackman  

Mais uma dica de ouro para quem empreende, a obra SPIN Selling desvenda o passo a passo de uma metodologia inovadora para alavancar suas vendas e construir relacionamentos sólidos com seus clientes.  

Vale lembrar, aqui, que o método de Rackman envolveu 12 anos de pesquisas intensivas de campo, além de investimentos na ordem dos 30 milhões de dólares. Ao reunir cases reais e gráficos que comprovam os resultados obtidos, o livro oferece uma técnica completa de vendas que abrange questões críticas como: 

  • o motivo de algumas abordagens de vendas funcionarem e outras não;
  • como identificar o que o cliente valoriza e precisa;
  • a preparação ideal para reuniões com clientes;
  • técnicas de negociação e de fechamento de negócios;
  • como perceber se a venda realmente é promissora ou se é “perda de tempo”. 

E então, você já leu algum dos livros de TI da nossa lista? Tem alguma outra dica de leitura para compartilhar com outros profissionais da área? Deixe seu comentário e aproveite para saber como você pode agregar real valor à sua prestação de serviços em TI! 

Deixe um comentário

×