Você sabe como funciona uma auditoria de TI? O conceito de “auditoria” não é nenhuma novidade no contexto das empresas – pelo contrário! Realizada em diferentes setores para verificar a eficácia dos processos e implementar melhorias, essa prática traz benefícios para os negócios como um todo, e a área de tecnologia não fica para trás. 

Considerando a importância estratégica do departamento de TI nas organizações (que só aumenta!), investir na realização de auditorias é uma etapa indispensável para garantir que o setor esteja alinhado com o restante da empresa. 

Saiba como funciona, qual a importância e como implementar esse processo-chave no seu negócio!  

Investigando o conceito: o que é auditoria de TI?                                                                                                                       

Quando falamos em auditoria, de acordo com a própria raiz da palavra, estamos falando em corrigir, analisar, examinar, certificar. Aplicado às empresas, esse processo visa fazer uma análise de um determinado setor ou rotina de trabalho, identificando os potenciais problemas e gargalos, além das melhorias que podem ser instituídas. 

Nesse cenário, a auditoria de TI é a prática de realizar um exame ou análise desse departamento, investigando a qualidade, a conformidade e a eficácia das tarefas desempenhadas. Isso inclui a verificação de toda a infraestrutura e das ações de segurança da informação

Vale acrescentar que essa revisão minuciosa dos processos é vantajosa para toda a organização, uma vez que alinha a TI aos objetivos estratégicos do negócio, facilita a redução de custos e melhora a competitividade da empresa no mercado. 

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Auditoria de TI: importância e objetivos

Graças à realização de auditorias periódicas, é possível identificar quais são os pontos críticos, necessidades e problemas do setor de TI. Afinal de contas, somente uma análise aprofundada das rotinas permite entender o nível de desempenho do time, os focos de melhoria e as possíveis inovações que podem beneficiar os processos de trabalho

Ao promover uma avaliação de toda a cadeia de processos de trabalho, falhas de segurança, políticas de governança e mais, a auditoria de TI é capaz de identificar os fatores que impactam na performance do departamento e das soluções de tecnologia, assim como analisar o nível de sucesso da integração da TI com os demais processos internos do negócio

Nesse contexto, a auditoria se revela uma grande aliada estratégica, possibilitando otimizar recursos internos, sintonizar a empresa com as tendências do mercado e atender aos regulamentos de segurança.

Confira alguns dos principais objetivos da auditoria de TI, comprovando sua importância: 

  • Alinhar a TI com o planejamento estratégico do negócio como um todo, deixando as metas e rotinas na mesma página; 
  • Fundamentar a tomada de decisão, uma vez que a auditoria fornece dados e insights valiosos do setor;
  • Fazer um levantamento das falhas e dificuldades da área, propondo soluções e planos de ação; 
  • Assegurar a proteção dos dados corporativos, uma vez que um dos principais focos da auditoria de TI é identificar e corrigir as falhas de segurança; 
  • Promover melhorias no desempenho do departamento em geral;
  • Cumprir as exigências legais, deixando a organização em conformidade com todas as leis e regulamentações (como no caso da LGPD, por exemplo). 

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Como o processo funciona na prática? 

Quando o assunto é o funcionamento da auditoria de TI na prática, é interessante ressaltar que existem dois tipos de processos: a auditoria interna e a externa

Na modalidade interna, a empresa opta por confiar no trabalho de um profissional/equipe do próprio time para conduzir a auditoria (que pode ou não ser do setor de TI). Na externa, uma empresa especializada é contratada para desempenhar a tarefa. 

Com a definição dos responsáveis para realizar e supervisionar o processo (que é fundamental para o sucesso da prática), é a hora de partir para o mapeamento de todas as tarefas, processos e atribuições do departamento de TI. Os feedbacks de todos os membros da área são colhidos nesta etapa. 

Conforme os objetivos da empresa com a auditoria, pode ser interessante definir focos de análise, como taxa de incidentes relativos à segurança, clima organizacional e produtividade. 

Ao fim do processo, é imprescindível que a auditoria seja devidamente documentada, de forma a esclarecer e indicar as etapas seguidas, o cronograma da auditoria e os dados/ resultados levantados com a análise.

É preciso, ainda, como não poderia deixar de ser, traçar os planos de ação adequados  para implementar as melhorias necessárias, conforme indicado pelos resultados encontrados com a auditoria. 

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Como fazer uma auditoria de TI? 

Como mencionamos, seu negócio pode optar por terceirizar a realização da auditoria de TI. Caso a proposta seja investir em um processo interno, confira o passo a passo: 

1. Estabeleça o profissional ou a equipe responsável

O primeiro passo é formar a equipe que se responsabilizará pela auditoria. A depender do tamanho do departamento de TI, ela poderá ser composta por um único ou por vários profissionais. 

2. Planeje as etapas e métodos da auditoria 

Como se dará o processo? Nesta etapa, a ideia é traçar uma espécie de passo a passo de todo a auditoria, delegando as tarefas para seus respectivos responsáveis. Aqui, a elaboração de um cronograma de execução é fundamental, incluindo as datas para realização das etapas e os resultados esperados para cada uma. 

Algumas metodologias também precisam ser definidas, como a estratégia de coleta de dados, os fatores que serão avaliados e a abordagem para analisar os resultados encontrados

3. Garanta o apoio do time de TI 

Para promover uma auditoria realmente eficaz e de qualidade, contar com o apoio dos membros do time de TI é indispensável. Com todo o seu “conhecimento de causa” das rotinas e processos do setor no dia a dia, eles podem ajudar os auditores a levantar dados, fornecer feedbacks e identificar pontos de melhoria na área

Dessa forma, garanta que a equipe de TI esteja por dentro dos objetivos e da importância da auditoria, esclarecendo o papel que cada um dos profissionais terá no processo. 

4. Parta para a execução propriamente dita 

Depois de planejar o processo e conscientizar a equipe, é o momento de colocar a mão na massa. Autorize a equipe responsável a iniciar a execução da auditoria conforme o cronograma. 

Vale destacar: é importante acompanhar toda a execução. Assim, será possível identificar potenciais problemas e corrigi-los, adaptando o processo de forma a obter os melhores resultados. 

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5. Organize os dados e elabore um relatório 

Com a conclusão da coleta de dados, é fundamental organizar as informações obtidas e analisá-las: só assim elas poderão se transformar em conteúdos úteis para o negócio. Para tanto, utilize os métodos e ferramentas definidos no planejamento. 

Além disso, a equipe responsável pela auditoria de TI deverá criar um relatório que elenque todos os resultados e sua análise, facilitando a visualização dos dados. 

6. Elabore planos e soluções de melhoria a partir dos resultados 

É claro que a auditoria não está completa com a entrega do relatório. Afinal de contas, seu objetivo central é promover um entendimento amplo dos processos de TI para corrigir erros e melhorar os resultados. 

Por isso, esta é a hora em que as lideranças estudam os resultados para compreender os pontos críticos (fortes e fracos) do setor e elaboram planos de ação para implementar mudanças e melhorias

Com os próximos passos em mãos, os líderes também devem se responsabilizar por eleger responsáveis por aplicar as mudanças, além de definir métricas para acompanhar o processo. 

Por fim, é importante destacar que a auditoria de TI não é uma prática acabada, finita, que basta por si só. Ao final da sua aplicação, os líderes já devem refletir sobre as próximas auditorias a serem realizadas, definindo a periodicidade de acordo com as demandas da empresa. A evolução, afinal, exige esforços contínuos! 

E então, gostou de saber mais sobre a auditoria de TI? Confira também nosso artigo sobre a criação e a implementação de uma política de segurança da informação! 

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