A praticidade das tecnologias móveis, aliadas a ótimos lançamentos das plataformas Android e iOS, tem se popularizado cada vez mais como ferramenta valiosa para profissionais de todos os ramos. No mercado de Tecnologia da Informação, não é diferente: hoje, é possível lançar mão de excelentes opções de apps para profissionais de TI que prometem fazer toda a diferença no dia a dia de trabalho. 

Produtividade, programação, gestão de tarefas, monitoramento de servidores e softwares… as funcionalidades são as mais diversas e estão ao alcance das mãos. Seja através de tablets ou smartphones, os aplicativos permitem atuar com agilidade e flexibilidade a qualquer hora e qualquer lugar. 

Confira nossa lista com 10 apps para profissionais de TI que vão facilitar sua vida e comece agora mesmo a otimizar sua rotina! 

Apps para profissionais de TI: 10 opções para facilitar seu dia a dia 

apps para profissionais de ti

1. Team Viwer 

Presente em muitas empresas de TI, o Team Viwer é um app com serviços de compartilhamento de telas, sendo bastante útil para acessar computadores remotamente e dar suporte ao usuário. Uma das principais razões da popularidade do aplicativo é a sua habilidade de acessar todo tipo de máquina, mesmo as que são protegidas por firewalls corporativos. 

Vale lembrar, ainda, que o app é multiplataforma, contando com versões para Android, iOS, Windows Phone, Mac, Linux e Windows. Além de possibilitar o acesso remoto, a ferramenta também permite fazer reuniões e bate-papos em vídeo a distância. 

2. Microsoft Azure 

Voltado para dispositivos Android, o Microsoft Azure é um dos aplicativos mais requisitados do ramo. O programa permite que os profissionais gerenciem, com muita facilidade, os arquivos da nuvem da empresa de qualquer lugar. Nesse sentido, é um aplicativo extremamente útil para construir, implantar e gerenciar as aplicações do seu negócio. 

O Microsoft Azure também é bastante recomendado para os profissionais que precisam inicializar e pausar web apps ou máquinas virtuais. 

Leia Mais: Contrato de prestação de serviços de TI: saiba como não errar

3. Tunnelbear 

Já ouviu falar no Tunnelbear? Trata-se de um programa de VPN que concede um IP temporário ao computador do usuário. A partir daí, ele é capaz de criptografar os dados de navegação do Windows (no Android e no iOS) e oferecer privacidade, além de permitir acessar conteúdos bloqueados ao público brasileiro. 

Na versão gratuita, o Tunnelbear possibilita transferir somente 500 MG de dados, o que é um ponto negativo do app. Para expandir esse limite, o usuário precisa fazer a assinatura de um dos planos. 

4. Keeper Password and Data Vault 

Não por acaso, uma das principais dificuldades dos profissionais de TI é lembrar e armazenar todas as senhas. Nesse cenário, entra em cena o Keeper Password and Data Vault, que permite gerenciar, organizar e acessar todas as suas senhas com facilidade. 

A ferramenta também oferece outra possibilidade interessante que pode ser uma verdadeira mão na roda no dia a dia: compartilhar os registros com colegas de trabalho e outros membros da equipe autorizados. 

5. Spiceworks

Disponível para os sistemas Android e iOS, o Spiceworks pode ser sincronizado com sua versão para desktop Windows e é capaz de simplificar e otimizar diversas rotinas do trabalho do profissional de TI

Para começar, a ferramenta permite que você faça a gestão da rede local, software e inventário, além de manter uma base de conhecimento na plataforma e monitorar/responder tickets de solução de problemas. O painel de controle tem um design intuitivo e amigável, além de permitir o acesso à comunidade Spiceworks, que reúne profissionais de TI de todo o mundo. Vale a pena checar! 

6. Wrike

É claro que um app de produtividade não poderia faltar na lista! Para te ajudar a organizar, planejar e gerenciar as tarefas de trabalho, nada como o apoio inteligente da tecnologia. 

O Wrike é um app especialmente interessante para as tarefas que demandam planejamento ou incluem outros profissionais/membros da equipe. Como diferencial, o programa fornece ferramentas específicas para desenvolvimento de produto, equipes operacionais e marketing, contando com dashboards de uso simples, módulos colaborativos e relatórios eficientes. 

7. Rackspace Control Cloud 

Sua infraestrutura na nuvem (incluindo arquivos e servidores) pode ser facilmente gerenciada através do seu tablet ou smartphone com o app Rackspace Control Cloud. O programa permite até mesmo que você acione um especialista em suporte da Rackspace em poucos segundos. 

Com a ferramenta, profissionais de TI podem realizar agendamentos de backup, reconfigurar seus servidores de nuvem, checar o status do sistema e mais. O aplicativo está disponível para iOS, Android e Windows 8. 

8. JuiceSSH

Esse app para profissionais de TI é vastamente utilizado para a conexão com um servidor SSH. Disponível gratuitamente para Android, a ferramenta é de fato favorita de quem atua na área – é comum que o aplicativo seja usado na sua versão grátis e, como tempo, sejam adquiridas algumas funcionalidades adicionais. 

Além de permitir que você se conecte a um servidor SSH com facilidade, o JuiceSSH conta com teclado externo e na tela para digitar interfaces de usuário baseadas em texto com independência. Sincronização de nuvem 100% segura, grupos de conexão flexível e bloqueio automático inativo são alguns dos outros benefícios do aplicativo. 

Leia Mais: 8 passos para oferecer consultoria na sua revenda de TI 

9. VirtualBox 

O VirtualBox é uma das mais famosas soluções para virtualização gratuita de sistemas. Com bons recursos para que os desenvolvedores testem sistemas com rapidez, a ferramenta também é bastante utilizada para usuários de Linux e Mac que precisam usar aplicações do Windows (e vice-versa). 

A boa notícia é que o app não exige muito conhecimento técnico para rodar máquinas com  Windows, Linux, Solaris e outros. O programa oferece controles intuitivos e comandos simples, além de uma interface bem desenhada para que o usuário siga os passos da configuração com facilidade. 

10. ConnectBot 

Esse é para os administradores de sistemas Linux! Com a popularidade em alta, o ConnectBot é um app de código aberto para Android e SSH simples, oferecendo acesso a servidores remotos com segurança. 

Dentre as funcionalidades, está a transferência de arquivos para seu telefone via túneis seguros em máquinas remotas, além do gerenciamento de sessões SSH simultâneas. 

E então, gostou das dicas? Já utiliza algum dos apps para profissionais de TI que listamos acima? Comente para compartilhar sua experiência com a gente e aproveite para conferir nossas dicas para agregar valor à sua prestação de serviços em TI! 

Deixe um comentário

×