Se a presença digital é tão fundamental para os negócios nos dias de hoje, estratégias para garantir que ela se mantenha no ar são igualmente necessárias. Nem precisamos discutir: o site de uma empresa, muito mais do que um cartão de visitas, reúne todas as informações importantes que permitem que seus produtos e serviços sejam encontrados na web, construindo e fortalecendo a marca.

Imagine acordar em uma manhã, acessar o site do seu negócio e perceber que a página está com “acesso negado” ou “erro 404”? Ou ainda verificar que o site do seu e-commerce, por exemplo, se transformou em um domínio completamente diferente que comercializa produtos completamente diferentes?

Sim, é um verdadeiro pesadelo especialmente se o conteúdo do seu website não puder ser recuperado. Você tem feito backup do seu site? A seguir, saiba mais sobre o procedimento que garante a segurança do seu espaço virtual (e a estabilidade da sua empresa!).

O que é e como funciona um backup de sites?

Em poucas palavras, fazer backup significa realizar cópias de segurança de arquivos, criando um banco de dados suplente que pode ser restaurado caso algo aconteça com os “dados originais”.

De forma geral, o backup pode ser realizado em HD externo, CDs, na nuvem, em pendrives e em aplicações como o Google Drive, por exemplo. Qualquer tipo de conteúdo pode ser protegido através da prática, e certamente não seria diferente com o website da sua empresa!

O backup de sites é o melhor plano de segurança que todo proprietário de websites pode ter para se prevenir contra desastres. Hoje em dia, a grande maioria dos dados das organizações são suportados por redes de computadores, o que faz com que a perda desse conteúdo seja extremamente danosa para os negócios.

É preciso lembrar que os websites são compostos por um conjunto de bancos de dados que armazenam conteúdos diversos, imagens e outros arquivos principais. Com um backup regular dessas informações, é possível recuperá-las e mantê-las disponíveis, ainda que algum problema aconteça.

Por que o backup de sites é tão importante?

Em primeiro lugar, a verdade é que há inúmeros fatores, acidentais ou intencionais, que podem colocar a perder todo o trabalho árduo que você investiu no website do seu negócio.

Ataques hacker (que podem inclusive ocorrer a partir de atualizações de provedores como o WordPress), desastres naturais, erros humanos, panes nos computadores… a lista de possíveis desastres é longa!

Saiba Mais: 6 maneiras como seu negócio pode perder dados valiosos

Outra questão importante é que grande parte das pessoas acredita que os provedores de hospedagem dos seus sites garantem a segurança do conteúdo, mas a verdade é que é provável que esses provedores não possuem a versão mais recente do endereço virtual.

A maioria dos provedores de hospedagem, de fato, não promove backups regulares dos websites a menos que o cliente pague por esse serviço.

Não há garantias, ainda, de que esse serviço possa ser acionado imediatamente após o desastres de perda de dados, retornando o portal para o ar.

A partir daí, você já pode imaginar o desastre: pense em um e-commerce hackeado (com impacto direto nas vendas e envios de mercadorias) ou em um blog do cliente mais importante de uma agência fora do ar?

Independente da raiz da crise, uma coisa é certa: apenas um backup recente é capaz de salvar um website em qualquer cenário, corrigindo falhas, restaurando o sistema a partir de certo ponto e recuperando informações cruciais.

Melhores práticas para o backup de sites

Comece com um backup de base…

Também conhecido como “backup completo”, o backup de base faz uma cópia completa de todo o banco de dados, sendo uma estratégia de segurança mais efetiva e ótima para começar.

Diferente do backup incremental (que salva apenas as informações alteradas desde o último backup), o backup de base é uma opção sólida de restauração do website se algo der errado. Na verdade, a fase ideal para criar esse backup é logo após a criação do site, depois que o mesmo for para o ar. Aqui no blog, temos um artigo sobre tipos de backup!

…mas também agende backups regulares

Embora o backup de base seja fundamental por ser uma cópia “limpa” e inicial do site, de nada adianta optar pelo procedimento se não houver cópias recentes das últimas atualizações do website.

Nesse sentido, a periodicidade do backup é variável conforme a constância de atualização do site, assim como o risco. Se a página da sua empresa é mais estática (mudando a cada mês, por exemplo), backups semanais ou mesmo mensais podem ser suficientes.

Por outro lado, se o site tiver atualizações constantes (como é o caso do comércio eletrônico), pode ser indicado fazer backup de hora em hora ou implementar uma solução incremental, evitando perder históricos de transações durante a recuperação.

Saiba Mais: Política de backup: conceito, importância e dicas de elaboração

Invista em medidas de proteção do backup

Se as cópias de segurança, como o próprio nome diz, são o seu resguardo caso algum acidente ou incidente aconteça, é indispensável protegê-las da melhor forma possível.

No backup de sites, normalmente é o servidor de hospedagem que se encarrega de armazenar as cópias, mas é preciso cuidado extra. Você pode, por exemplo, fazer o download periódico das cópias para ter mais controle.

Outra prática aconselhável é duplicar as cópias e armazená-las em diferentes locais e dispositivos, garantindo a disponibilidade do conteúdo mesmo se alguma cópia falhar.

A criptografia dos arquivos durante o armazenamento é outra medida indispensável para assegurar a integridade das informações. Os locais de armazenamento também são um ponto fundamental: é importante que a cópia do site esteja em um lugar diferente do servidor no qual o site está hospedado.

O ideal, ainda, é que haja pelo menos uma cópia do website duplicada com uma versão na nuvem.

Teste a capacidade de recuperação dos arquivos

A precaução é fundamental, mas de nada adianta se não houver eficiência na hora de restaurar os backups. Se o website da sua empresa sair do ar ou for comprometido, você sabe como recuperá-lo e fazer uso dos seus backups?

Nesse sentido, é preciso testar a eficácia e agilidade da solução de backup, verificando se ela é realmente prática e de fácil execução.

Identifique e organize os backups

Como já falamos, é importante realizar tanto o backup de base/completo quanto os backups incrementais, que salvam versões mais recentes dos dados. Por esse motivo, criar um bom sistema de identificação para os backups é essencial para evitar confusões e erros no uso e armazenamento das diferentes versões do site.

O administrador do site pode ser o responsável por realizar esse trabalho de catalogação, assim como o de programar e monitorar os próximos backups periódicos. É possível, ainda, contar com o apoio de uma empresa especializada no gerenciamento e acompanhamento de backup, que vai garantir a disponibilidade das informações.

E você, já conhecia a importância de realizar o backup de sites? Será que o endereço virtual do seu negócio está seguro e à prova de acidentes e imprevistos? Deixe seu comentário e nos conte suas dúvidas e experiência no assunto!

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