Já pensou em oferecer soluções em gestão da segurança da informação? Para quem presta serviços na área de TI, apostar em serviços gerenciados é um investimento acertado para crescer as vendas, aumentar a credibilidade no mercado e agregar real valor para seus clientes

Afinal de contas, com a adoção de cada vez mais tecnologias pelos negócios, os setores de TI se tornaram saturados, o que dificultou o gerenciamento de todos os aspectos da infraestrutura. Com isso, as pequenas e médias empresas saem ganhando ao contar com parceiros terceirizados e qualificados para cuidar de frentes importantes da TI, podendo focar no desenvolvimento estratégico da empresa. 

E isso, é claro, também é extremamente vantajoso para você, prestador! Ao oferecer sua expertise em diferentes áreas, a tendência é crescer o seu o próprio negócio. Nesse sentido, a segurança da informação é um dos segmentos mais importantes (e mais rentáveis) para se atuar nos dias de hoje. 

A seguir, saiba como oferecer esse tipo de solução para seus clientes! 

Como oferecer gestão da segurança da informação para seus clientes? 

Não há como negar: na era das ameaças virtuais cada vez mais avançadas (com destaque para o ransomware e o cryptojacking), o investimento em ações eficientes de segurança da informação é primordial. 

Como mencionamos, no contexto de tantas frentes para gerenciar nos departamentos de TI, as pequenas e médias empresas não têm conseguido dar o suporte necessário para proteger os seus valiosos dados. Com equipes enxutas, esses negócios encontram grandes desafios para se salvaguardar de ataques cibernéticos, prevenir vazamento/violação de informações e fazer os procedimentos adequados de backup para garantir todos os processos “rodando” bem no dia a dia. 

É aí que entra em cena a grande oportunidade para os prestadores de serviços de TI, que podem e devem oferecer soluções eficazes para garantir a segurança dos dados dos seus clientes, ampliando sua prestação de serviços e sua lucratividade. 

Confira nossas dicas para ter sucesso nesse caminho: 

1. Saiba vender seus serviços com inteligência 

Os serviços gerenciados em TI (especialmente quando falamos de gestão em segurança da informação) têm como característica uma abordagem preventiva, ou seja, é um trabalho para minimizar riscos e não para solucionar problemas diretos. 

Na prática, isso pode tornar o argumento de vendas um pouco mais desafiador. Afinal, é muito mais simples vender uma solução para resolver/consertar uma situação de urgência do que convencer os gestores da importância de fazer um investimento para prevenir situações negativas (como a catastrófica perda de dados, por exemplo). 

Dessa forma, o processo de educação e conscientização dos clientes é extremamente importante, com o uso de estatísticas, produção de conteúdo sobre o assunto e a demonstração da importância das ações de segurança, que impedem que a empresa se torne uma vítima futuramente. 

Para tanto, ser objetivo e evitar jargões técnicos no discurso de vendas são cuidados valiosos. Lembre-se de que, na maioria das vezes, você estará lidando com gestores que são leigos no assunto. Faça uma aproximação em uma linguagem simples, que “converse com a realidade” do gestor e  traduza os interesses do negócio (sem se alongar demais). Dessa forma, seu potencial cliente se sentirá muito mais convencido a “liberar o orçamento” para proteger seu negócio. 

Uma técnica que gera bons resultados, aqui, é fazer apresentações com dashboards impactantes e de fácil entendimento para reforçar sua argumentação. Apresentar os top 10 riscos de segurança da informação (com as estratégias para reduzi-los) costuma ser bastante eficiente. 

Saiba Mais: Serviços de TI: saiba como aumentar suas vendas com o crescimento das ameaças do ransomware 

2. Identifique as brechas/deficiências na infraestrutura de TI 

Para realmente ajudar seus clientes com a gestão de segurança da informação, uma etapa essencial é identificar as brechas na infraestrutura de suas empresas. Garantir uma proteção completa e efetiva, de fato, envolve analisar todas as camadas para solucionar cada possível falha e impedir o acesso de terceiros indesejados às informações.  

Nesse cenário, o primeiro cuidado é fazer uma verificação global de todas as rotinas da infraestrutura de TI, incluindo navegação na rede, backup, atualizações e mais. Invista, ainda, na realização do inventário dos ativos do parque tecnológico. Dessa forma, é possível obter o controle sobre toda a estrutura do seu cliente. 

Ao realizar essa “varredura”, você conseguirá implementar um monitoramento constante da TI, identificar vulnerabilidades e agir rapidamente com um plano de segurança eficaz. Mas afinal, em quais itens você deve ficar de olho? É o que veremos a seguir. 

–> Itens para acompanhar de perto na gestão da segurança da informação 

INVENTÁRIO DA TI 

Realizar um inventário da TI do seu cliente possibilita visualizar, de forma global, todos os ativos e o ambiente tecnológico com o qual você está lidando.

BACKUP 

O backup (ou o procedimento de criar cópias de segurança dos dados e sua restauração) é um dos pilares mais indispensáveis da gestão da segurança da informação nas empresas – e não pode, nunca, ser negligenciado. Acertando na prática, é possível garantir a continuidade dos processos do cliente. 

ANTIVÍRUS 

Detectando ameaças e fazendo varreduras completas em arquivos e sistemas, o antivírus é outro item indispensável do checklist da proteção dos seus clientes. 

FIREWALL 

As soluções de firewall são os primeiros “escudos” contra ataques, e devem estar devidamente em dia nas empresas. 

CONTROLE DE NAVEGAÇÃO 

A falta de controle da navegação nas empresas é a porta de entrada de muitos malwares. É fundamental se atentar! 

FERRAMENTAS DE MONITORAMENTO

Poder monitorar, de forma remota, todo o maquinário dos seus clientes é essencial para que você seja proativo na detecção e na solução de problemas. 

CONTROLE DE E-MAIL E SPAM 

Não há segurança da informação sem o monitoramento adequado dos e-mails e do recebimento de SPAMs, outro acesso comum dos malwares nos negócios. 

Além disso, fique de olho no controle de acesso dos usuários, na padronização do sistema operacional, na infraestrutura de rede, no wireless e nas atualizações do negócio (incluindo patches para corrigir brechas). 

Saiba Mais: Como conquistar clientes de receita recorrente em TI?

3. Estude suas opções em termos de ofertas 

Vender bem seus serviços e colocar em prática a gestão da segurança da informação em prática são medidas fundamentais, mas é preciso também definir o melhor formato para oferecer seus serviços gerenciados

Um caminho possível é compartilhar seu conhecimento estratégico ao oferecer consultoria para as PMEs, elaborando um plano de ações para a proteção de dados e apontando as melhores soluções para seus clientes. 

Atuar como revenda de TI (trabalhando com a venda de produtos em segurança) é outra opção bastante interessante para viabilizar as melhores tecnologias da área para seu público. Por fim, é possível ainda aliar as duas propostas, oferecendo soluções eficazes e também sua expertise para o monitoramento e a implantação de ações no segmento

Nesse momento, a boa notícia é que você pode contar com parceiros especializados para dar o start nos seus serviços em gestão da segurança da informação – ou mesmo levá-los para outro nível de eficiência. 

Ao se juntar ao time de revendedores da Backup Garantido, você aumenta sua receita ao oferecer as melhores soluções em backup e outras tecnologias de segurança da informação, usufruindo de todo o suporte técnico necessário (além de capacitações exclusivas) para impulsionar seus resultados. 

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre como alavancar sua prestação de serviços ao oferecer o que há de melhor em gestão da segurança da informação para seus clientes! 

Créditos da imagem de destaque: slidesgo

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