Você já ouviu falar em MSP? O modelo de prestação de serviços em TI vem passando por revoluções para atender às necessidades das empresas, que apresentam exigências cada vez maiores para se destacar no mercado. Nesse contexto, a atuação como provedor de serviços gerenciados tem se mostrado um ótimo caminho para alavancar a carreira

Na prática, a verdade é que o modelo break-fix (que reage aos problemas, “apagando os incêndios” no departamento) não consegue mais atender às demandas dos negócios, entrando em cena somente quando os serviços ficam indisponíveis e prejuízos são gerados. 

Não por acaso, contar com MSPs é a opção de cada vez mais gestores, que buscam minimizar os riscos e manter os processos de TI em bom funcionamento contínuo. Saiba mais sobre a modalidade de trabalho MSP, suas vantagens e como começar seu negócio como provedor de serviços gerenciados! 

Provedor de serviços gerenciados: como funciona o modelo MSP? 

A sigla MSP (Managed Service Provider ou provedor de serviços gerenciados) define um novo modelo de negócios em TI no qual profissionais fornecem soluções para atuar de maneira preventiva diante de riscos e problemas do setor.

Dessa forma, o trabalho promove um monitoramento constante de todos os ativos da TI para assegurar que nenhum imprevisto ocorra, detectando possíveis ameaças antes que ela se tornem um problema para a empresa. 

Ao assumir uma postura proativa e preventiva (e não reativa) diante da TI, o modelo MSP traz inúmeras vantagens para os contratantes, que ganham disponibilidade contínua para seus serviços e podem focar os esforços da equipe interna no desenvolvimento do negócio

Aderindo à tendência da terceirização, as empresas passam a contar com o know how de profissionais especializados para promover segurança, disponibilidade e continuidade para seus processos, sem sobrecarregar seu time. 

Saiba Mais: Gestão da segurança da informação: como oferecer para seus clientes? 

6 dicas para começar seu negócio como provedor de serviços gerenciados em TI 

Para quem é prestador de serviços em TI, investir na atuação como MSP significa atender à tendência atual do outsourcing, criando um nome no mercado e ampliando sua carteira de clientes. Ao diversificar as ofertas no ramo, é possível criar um modelo de negócio mais dinâmico, atrativo e escalável, garantindo diversas vantagens para seu público

Mas afinal, quais são os primeiros passos para atuar como provedor de serviços gerenciados? Como começar um negócio bem-sucedido no formato MSP? Confira: 

1. Desenvolva ofertas inteligentes 

De que forma você vai agregar valor para seus clientes? Definir os tipos de serviços  a serem oferecidos, assim como a melhor maneira de vendê-los, é um primeiro passo básico nessa jornada. 

Nesse sentido, ainda que você seja capaz de desempenhar um variado leque de serviços técnicos, é importante determinar quais deles podem trazer o maior número de contratos, com maiores chances de lucratividade

Um fator a se considerar, aqui, é quais são as maiores demandas da sua região de atuação. Se o mercado local já estiver saturado com ofertas de gestão de help desk, por exemplo, é interessante pensar em outras alternativas que “estão em falta” (como backup gerenciado e gestão de segurança). 

Dentre as possíveis ofertas de serviços gerenciados que estão em alta, podemos incluir: 

Perguntas-chave para esta etapa 

  • Quais áreas técnicas você mais domina?
  • Quais tipos de serviços te permitirão atrair clientes com mais facilidade?
  • A oferta dos serviços vai exigir a aquisição de ferramentas de software/hardware especializadas? 

Depois de refletir sobre suas opções, é bem possível que você escolha investir ou duas ou mais ofertas. Nesse caso, pense também em ações atraentes para combiná-las (na forma de pacotes de ofertas, por exemplo). É importante que seu cliente entenda com facilidade o que você está oferecendo, captando o real valor do seu investimento. 

2. Defina uma estratégia de precificação 

Em se tratando do modelo de provedor de serviços gerenciados, a maneira clássica de precificação é cobrar um valor fixo por pacote de ações ou ações isoladas, aplicando o formato de assinatura mensal. Dessa forma, o cliente investe no serviço pelo período desejado ou estabelecido em contrato. Esse caminho é vantajoso para os MSPs, já que gera uma receita recorrente

Uma outra possibilidade, menos comum, é estabelecer o preço por determinados serviços,  sendo que o contratante paga apenas quando desejar utilizá-los (e não na forma de taxa mensal). Você pode, ainda, oferecer as duas formas de precificação. 

Saiba Mais: Precificação de serviços de TI: como fazer e se manter competitivo?

3. Escolha suas ferramentas 

A maioria dos profissionais que atuam como um provedor de serviços gerenciados conta com um arsenal de ferramentas de software para auxiliá-los no trabalho diário – isso porque o modelo MSP envolve a gestão e o monitoramento remotos em diferentes frentes (como plataformas de help desk, backup e recuperação etc). 

Para cada categoria, há múltiplas ferramentas disponíveis. Certifique-se de avaliar diferentes opções, analisando seu custo-benefício. Lembre-se: a seleção de softwares deve ser cuidadosamente planejada de acordo com suas necessidades, considerando a usabilidade e os objetivos a longo prazo. 

4. Prepare seu local de trabalho 

Seja no esquema home office, coworking ou escritório próprio, você precisa dedicar algum tempo para criar o espaço físico de trabalho adequado. Montar e configurar a parte de hardware, linha telefônica e possivelmente uma infraestrutura baseada em nuvem são ações importantes para dar suporte para o seu negócio. 

Saiba Mais: Trabalho remoto em TI: 5 dicas para você se dar bem

5. Encontre seus primeiros clientes 

Atrair seus primeiros clientes como um provedor de serviços gerenciados pode ser um grande desafio, principalmente considerando a cultura do segmento de TI (o foco costuma ser a capacidade técnica, e não as habilidades em marketing e vendas!). 

A boa notícia é que a empreitada não precisa ser nenhum bicho-de-sete-cabeças. Com as facilidades do marketing digital e o apoio do seu networking, é possível traçar uma estratégia bem-sucedida. Confira algumas ações:  

  • Peça referências e incentive o boca a boca, comunicando seus serviços para  amigos, parceiros de negócios, familiares; 
  • Crie uma presença digital efetiva, facilitando o acesso de potenciais clientes até você. Isso inclui não apenas um bom site profissional, mas também estratégias de produção de conteúdo e uso das redes sociais; 
  • Busque parcerias com outras empresas de TI, prestadores de serviços e negócios da área que oferecem apoio e tecnologias para outros empreendedores
  • Marque presença em feiras, congressos e eventos do setor  de TI, fortalecendo o nome da sua marca. Busque participar também de eventos nos quais seus potenciais clientes estarão presentes; 
  • Nas apresentações/propostas de vendas, mantenha um tom amigável e profissional, buscando sempre comunicar o valor dos seus serviços da forma mais personalizada possível. Identifique seu diferencial e foque em agregar real valor para seus clientes;
  • Pense em ações esporádicas de descontos e promoções para determinados planos/pacotes de serviços. Mas cuidado para não desvalorizar seu trabalho! 

6. Crie uma relação de confiança com seus clientes 

Conquistar os primeiros clientes é apenas o começo! Iniciar essas novas parcerias é uma fase delicada e definitiva, exigindo total dedicação e credibilidade por parte do provedor de serviços gerenciados em TI. 

Além de confiança no feedback, polidez, bom tempo de resposta de solicitações e comunicação amigável, seja o mais cuidadoso possível nos primeiros passos técnicos. 

Integre todos os sistemas de forma rápida e eficiente, inicie um treinamento com os funcionários do cliente para garantir um bom trabalho em equipe e planeje check-ups de rotina para verificar qualquer falha ou problema do processo de onboarding (ou seja, a experiência do cliente durante esses primeiros momentos de parceria). 

Saiba Mais: Contrato de prestação de serviços de TI: saiba como não errar

Esperamos que nossas dicas sejam úteis para dar o pontapé inicial na sua carreira como provedor de serviços gerenciados! Na Backup Garantido, oferecemos planos de parceria e as melhores tecnologias na área de segurança da informação para seus clientes. Entre em contato conosco e conte com nosso apoio para alavancar sua prestação de serviços! 

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