Já pensou em transformar sua revenda de TI em uma MSSP? Se você está perdido, explicamos: MSSP é a sigla para Managed Security Service Providers ou Provedores de Serviços Gerenciados de Segurança. Trata-se de empresas especializadas em oferecer tal apoio que, considerando o aumento e a sofisticação das ciberameaças, são cada vez mais valorizadas no mercado. 

Além de trazer vantagens para as empresas contratantes (que podem contar com apoio especializado para potencializar suas defesas de forma flexível e sem demandar recursos internos), o modelo da cibersegurança como serviço é uma excelente pedida para os prestadores de TI, que podem ampliar sua carteira de clientes em um dos segmentos de maior expansão na atualidade. 

De fato, a demanda por consultorias e outsourcing na área só cresce, criando uma janela de oportunidade lucrativa para as revendas. Saiba mais a seguir! 

O que é MSSP? 

Uma MSSP – ou provedora de serviços gerenciados de segurança – é uma empresa que oferece o gerenciamento de parte (ou mesmo o todo) da estratégia e das operações de cibersegurança de um negócio, conforme as demandas que se apresentarem

O papel dessa provedora, assim, é ajudar na proteção das empresas contra ameaças cibernéticas, seja fornecendo softwares e serviços ou disponibilizando apoio especializado para responder a ataques. 

Nesse sentido, o escopo de uma MSSP engloba gerenciamento e monitoramento de cibersegurança, podendo incluir gestão de VPNs (redes virtuais privadas), bloqueio de vírus/malwares e upgrades e modificações de sistemas. 

👉 Seja um parceiro da Backup Garantido e transforme-se em uma MSSP lucrativa!

Por que as empresas procuram o apoio de uma MSSP? 

Como mencionamos, a contratação de MSSPs é uma das tendências mais marcantes do universo da TI. Afinal de contas, sabemos que a ação cibercriminosa não discrimina seus alvos por porte ou segmento de atuação – organizações de todos os tipos são vítimas de invasão hacker diariamente, muitas vezes com consequências amargas. 

Confira as principais razões pelas quais os negócios procuram a ajuda de uma provedora de serviços gerenciados de segurança: 

  • Necessidade de adquirir e gerenciar novas soluções de cibersegurança para lidar com os desafios atuais; 
  • Ausência de recursos e expertise internas para incrementar a proteção;
  • Restrições de orçamento para contratar profissionais capacitados na área e amadurecer a cibersegurança, além de investir em monitoramento contínuo; 
  • Desejo de aumentar a inteligência e a expertise estratégica na área, uma vez que as MSSPs oferecem repertório advindos da gestão de outros clientes;
  • Reduzir a complexidade do gerenciamento e do monitoramento de segurança, que podem ser centralizados em um único parceiro;
  • Preferência pelo modelo as a service (gastos com operação) em detrimento de custos de aquisição (gastos com infraestrutura e pessoal);
  • Terceirizar as tarefas atribuídas a cibersegurança a profissionais qualificados, permitindo que a equipe interna esteja focada em operações mais estratégicas/relevantes para o negócio;
  • Obter melhor desempenho dos ativos que já existem na infraestrutura;
  • Contratar um pacote específico de serviços, seja por motivos de compliance ou para atender a uma determinada carência da empresa. 

Confira também 👉 Guia do MSP: 9 perguntas-chave para vender cibersegurança 

Quais são os serviços oferecidos por uma MSSP? 

De maneira geral, existem 6 categorias principais de serviços oferecidos por uma MSSP: 

  • monitoramento gerenciado de segurança;
  • detecção de vulnerabilidades e testes de intrusão (penetration testing); 
  • conformidade com regulamentos e legislações da área (compliance);
  • revenda de produtos;
  • consultoria local;
  • gestão de perímetro da rede.

Monitoramento gerenciado de segurança

Normalmente, essa é a primeira etapa para responder à ocorrência de um incidente de segurança. Nessa perspectiva, o serviço envolve o monitoramento diário de eventos de cibersegurança, tais como alterações de permissão de acesso e logins de usuários, assim como a investigação de eventos suspeitos na rede corporativa. 

Detecção de vulnerabilidades e testes de intrusão

A identificação de vulnerabilidades e os testes de intrusão (penetration testing ou pentest) são métodos para testar a segurança de uma empresa, incluindo os ativos de tecnologia e os dados corporativos. 

Aqui, vale lembrar que o penetration testing é uma forma de hacking ético, ou seja, consiste em tentativas de invadir os sistemas de computadores para identificar brechas de segurança que podem ser exploradas pelos hackers black hat (cibercriminosos). Nesse processo, profissionais autorizados se utilizam das mesmas ferramentas e recursos que os atores maliciosos, visando detectar e solucionar vulnerabilidades. 

Além disso, a abordagem de “ataques simulados” permite testar a competência de uma empresa diante de ataques reais. 

Compliance 

Consiste na análise da conformidade da empresa com as políticas, regulações e procedimentos para segurança de dados (a exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD brasileira). 

O serviço geralmente envolve o monitoramento regular dos dispositivos e da infraestrutura de segurança, a partir do qual a MSSP pode determinar se há necessidade de fazer mudanças e/ou adequações. Aqui, questões de transmissão, privacidade e armazenamento de informações são consideradas. 

Revenda de produtos 

A revenda de produtos e soluções de ciber proteção não é um serviço gerenciado, mas uma fonte de renda importante para as MSSPs. A partir daí, percebemos uma abordagem vantajosa para as revendas, que podem complementar sua atuação com prestação de serviços sem deixar de lucrar com sua atuação inicial

Nesse sentido, é possível oferecer um catálogo de dispositivos de segurança que atendam às diferentes demandas dos clientes, a exemplo de backup, firewalls, recursos antimalware, disaster recovery, antivírus e detecção de vulnerabilidades. 

Consultoria local 

Nesse tipo de oferta, os profissionais da MSSP realizam uma visita local aos seus clientes e lançam mão de uma verificação detalhada de segurança da rede corporativa. A partir daí, brechas e vulnerabilidades são detectadas, e o cliente é orientado e auxiliado na sua correção. 

Gestão de perímetro da rede 

No contexto da segurança de rede, o perímetro é a linha imaginária que separa os ativos internos da empresa dos ativos públicos. O objetivo dessa linha, vale lembrar, é limitar o acesso a dados sensíveis, confidenciais e estratégicos

Nesse cenário, é parte importante da atuação da MSSP garantir que o perímetro das empresas é satisfatório, assim como a proteção oferecida aos ativos. 

5 motivos para transformar sua revenda em uma MSSP

1. Preferência pelo modelo “as a service” (falar dos custos também) 

Atualmente, temos verificado uma grande preferência por parte das empresas pelo modelo as a service, ou seja, serviços por assinatura. 

Com essa modalidade, os negócios (em especial as pequenas e médias organizações) podem apostar em pagamentos mensais ou anuais para contratar as soluções desejadas de TI, com destaque para a cibersegurança. 

Dessa forma, ao contratar uma MSSP, seus clientes podem fazer com que a contratação fique dentro do orçamento e a um só tempo acessar os recursos e a expertise que demandam. Diante dessa oportunidade tão grande de mercado, sua revenda só tem a ganhar! 

2. As empresas enfrentam dificuldades para contratar profissionais de cibersegurança 

Cada vez mais, efetuar a contratação de profissionais especializados em cibersegurança é um desafio para as empresas. Hoje, muitos estudos revelam a crescente preocupação com a ausência de competências na área entre os colaboradores, principalmente no que diz respeito ao monitoramento e à detecção de ameaças. 

Nessa perspectiva, as MSSPs se revelam como uma solução ideal para a maioria dos negócios, uma vez que os custos com a contratação são menores e é possível contar com apoio especializado e qualificado por meio da terceirização.  

3. As preocupações com o cibercrime só aumentam 

Não é uma novidade que o cenário dos cibercrimes está em constante evolução e sofisticação. Entre eles, podemos citar o alerta do ransomware e do phishing, para ficar somente com duas das ameaças que têm aterrorizado os gestores de empresas de todos os portes. 

A demanda e o potencial no segmento de ciber proteção e cibersegurança, portanto, só confirmam a gigantesca oportunidade de mercado para revendas de TI. 

4. Atração de novos clientes e aumento do faturamento 

Como consequência de todas as tendências atuais que já discutimos neste artigo, é claro que a transição para MSSP resulta na ampliação da carteira de clientes e em mais fontes de receita para as revendas, maximizando seu portfólio e os lucros com a empresa. 

5. Oportunidades de parceria 

Outro fator digno de nota é que as revendas podem contar com um apoio valioso na transição para o modelo MSSP. Em diferentes frentes (backup as a service, disaster recovery, produtos antimalware e gerenciamento de eventos de segurança, para citar apenas alguns exemplos), existem parceiros na oferta de soluções gerenciadas de cibersegurança e ciber proteção. A Backup Garantido oferece esse apoio! 

Seja um parceiro da Backup Garantido!

Backup gerenciado, antivírus gerenciado, disaster recovery as a service, proteção antimalware integrada: você pode se tornar um parceiro da Backup Garantido com a adoção das soluções de cibersegurança mais renomadas do mercado, incluindo Acronis e Emsisoft. 

Conheça nossos diferenciais e entre em contato conosco para obter apoio especializado na sua transição para MSSP! 

Créditos da imagem de destaque: stories 

Deixe um comentário

×