Já ouviu falar no RMM (Remote Monitoring and Management)? Utilizada principalmente pelos provedores de serviços gerenciados em TI, os MSPs, a solução é uma aliada valiosa na gestão proativa de dispositivos e recursos da área de tecnologia. 

Vale destacar, nesse sentido, que as demandas atuais por monitoramento em tempo real dos ativos dos clientes – associadas à necessidade de acesso remoto – podem trazer dificuldades significativas para os profissionais. 

A seguir, saiba mais sobre a importância-chave do RMM para os MSPs, incluindo as principais funções e vantagens da ferramenta! 

O que é RMM: entenda a solução 

O RMM (sigla para Remote Monitoring Management), como o próprio nome indica, é um software utilizado para monitorar e gerenciar ativos de forma remota. Não por acaso, o recurso é vastamente aplicado pelos profissionais de TI terceirizados nas empresas. 

De forma geral, o pilar central de uma plataforma RMM é sua capacidade para integrar ferramentas, facilitando e maximizando a produtividade na gestão de diversos clientes

É interessante acrescentar, ainda, que o recurso foi criado para ser a ferramenta principal de profissionais de suporte técnico, atuando para permitir a administração remota em TI e garantir a segurança das informações empresariais. 

Entre as aplicações mais importantes do RMM, conforme veremos a seguir, estão o controle otimizado de computadores e dispositivos, a segurança das operações, a criação de um inventário das tarefas desempenhadas pelos MSPs e a automatização de processos, para citar alguns exemplos. 

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Como o recurso funciona na prática? 

Para possibilitar o monitoramento e o gerenciamento remotos, o RMM implementa softwares (também chamados de “agentes” nesse contexto) em pontos-chave da empresa dos clientes, incluindo dispositivos móveis, servidores, estações de trabalho e outros tipos de terminais. 

A partir daí, os softwares implementados ou agentes passam a coletar informações em tempo real de toda a rede do cliente, abastecendo a ferramenta de RMM com esses dados. Baseado nesse fornecimento, o profissional de suporte técnico ou MSP consegue obter uma visão abrangente da infraestrutura dos seus clientes. 

Por sua vez, os agentes implantados também auxiliam na detecção de possíveis problemas, reportando-os de maneira automática ao MSP

Isso é possível porque os softwares “alocados” nos negócios dos clientes permitem que o provedor de serviços consiga se conectar remotamente aos pontos de extremidade, atuando para solucionar eventuais contratempos. 

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Quais são as principais funções do RMM? 

Para recapitular, podemos dizer que as principais tarefas do RMM envolvem: 

  • possibilitar o acesso, gerenciamento e monitoramento remotos dos ativos do cliente;
  • manter os softwares atualizados;
  • permitir o controle dos computadores de forma produtiva e otimizada;
  • realizar a descrição detalhada das tarefas desempenhadas pelo time de suporte/provedor de serviços. 

Nesse cenário, as funcionalidades mais importantes da ferramenta podem ser descritas como proatividade e prevenção.

No campo da prevenção, através do monitoramento e da gestão ativa, o RMM permite localizar vulnerabilidades, solucionar e até mesmo prever/fazer a estimativa de problemas e seus impactos, possibilitando que o MSP atue para solucionar as questões com rapidez e eficiência.  

É interessante notar que a postura preventiva do RMM também se manifesta nas manutenções periódicas que o MSP ou suporte técnico realiza, tendo em vista que ele está sempre monitorando e prevenindo erros.

A ferramenta também auxilia na programação de alertas e notificações, permitindo que o profissional antecipe falhas e até problemas com sérias consequências (como a perda de dados e a incidência de ataques cibernéticos, por exemplo). 

Nessa perspectiva, o recurso contribui de maneira direta para a proatividade do profissional, que mantém uma postura ativa e funcional na antecipação e na resolução de incidentes. 

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Por que apostar no RMM é tão vantajoso? 

Integração de recursos 

Como vimos, o software RMM é um “agrupador de ferramentas” por sua própria definição. Essa capacidade “integradora”, é claro, já é uma verdadeira mão na roda para os provedores de serviços gerenciados. 

Centralizando as informações do cliente em uma única plataforma, o RMM reúne recursos como antivírus gerenciado, backup, recuperação e proteção contra a violação de dados/ameaças cibernéticas. 

Processos automatizados 

Eliminando a necessidade de deslocamento, o RMM permite que o MSP realize todos os processos de gestão e monitoramento importantes de maneira remota e altamente eficiente. 

Com isso, o resultado é economia no tempo de trabalho e mais produtividade (sem pecar na qualidade das atividades). 

Mais captação e retenção de clientes 

Com o ganho de produtividade e a otimização dos processos, o negócio do MSP naturalmente pode assumir mais clientes e contas, apostando em um crescimento sustentável e conquistando competitividade no mercado. 

É interessante, inclusive, trazer dados de um levantamento da SolarWinds MSP no Brasil: de acordo com o estudo, os negócios do segmento de suporte técnico que usam softwares RMM aumentam ao menos 50% da sua capacidade de produção.

Como o recurso também acaba otimizando a eficácia do trabalho, minimizando erros e falhas, a retenção dos consumidores também se torna um processo mais simples e natural. 

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Mais controle e poder de ação sobre os dados dos clientes 

É interessante ter em mente que a plataforma de monitoramento e gerenciamento remotos atua, na prática, como uma central de conteúdo relevante

A ferramenta, afinal, reúne um imenso volume de dados sobre o funcionamento da TI dos clientes (sistematizando, inclusive, todas essas informações em relatórios). 

Nesse sentido, a partir da análise de toda essa rica documentação da área de tecnologia das empresas, os MSPs adquirem mais controle e poder de ação acerca dos processos, remediando problemas e identificando pontos importantes de melhoria. 

Por fim, outras vantagens da aplicação da RMM incluem: 

  • gestão de milhares de endpoints dos clientes em uma única plataforma;
  • automação de tarefas rotineiras em TI, aumentando a produtividade e a eficiência;
  • corte das despesas e do tempo gasto com deslocamento, já que os processos são concluídos de forma remota;
  • gestão eficaz de patches, protegendo as redes e sistemas dos clientes contra malwares; 
  • aumento da satisfação e da fidelidade dos clientes. 

E então, gostou do conteúdo? Esperamos que tenha esclarecido suas dúvidas sobre o RMM, seu funcionamento e seus grandes benefícios para os MSPs. Confira também nossas dicas para oferecer gestão da segurança da informação paras seus clientes – e alavancar seu negócio! 

Imagem de destaque: Christina @wocintechchat.com on Unsplash

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