Todo profissional sabe que investir em capacitação constante é fundamental – e isso fica ainda mais destacado no universo da Tecnologia da Informação. Com tanto dinamismo e inovação, as certificações de TI são cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho, que privilegia um alto grau de conhecimento técnico.

Com a crescente demanda por especialização, as certificações vêm para complementar uma graduação, experiência ou curso técnico na área, ampliando os horizontes do profissional de TI. Mas afinal, quais certificações escolher e quais delas incrementam melhor o currículo? 

A seguir, saiba mais sobre o assunto e confira 7 ótimas opções para impulsionar sua carreira! 

Certificações de TI: por que vale a pena investir? 

Em primeiro lugar, vale destacar que as profissões do setor de tecnologia estão entre as mais requisitadas e promissoras do mercado, além de marcarem presença entre as posições mais lucrativas

Para se ter uma ideia, um levantamento da CompTIA (Information Technology Certifications) mostrou que os profissionais de TI ganham 43% a mais do que aqueles que atuam em outras áreas. Para chegar a esse patamar, no entanto, é preciso contar com habilidade, experiência e, é claro, algumas boas certificações. 

Nesse cenário, as certificações de TI são instrumentos importantes para comprovar o conhecimento sobre determinada metodologia, área de atuação ou tecnologia. Elas são um diferencial relevante no currículo, na visão de empresas renomadas e no alcance de cargos e salários mais altos. 

certificacoes de ti

É importante lembrar, no entanto, que as certificações não se prestam apenas para quem busca melhores colocações em grandes companhias do mercado. Os empreendedores, profissionais autônomos de TI e prestadores de serviços do setor também se beneficiam muito dessa conquista. 

Afinal de contas, investir nas melhores certificações de TI é uma maneira de crescer, validar conhecimento técnico e construir autoridade  e credibilidade no seu segmento de atuação (com ou sem experiência). Vale ressaltar, ainda, que entregar as melhores soluções e serviços para os clientes está diretamente relacionado a um constante aperfeiçoamento – o que é legitimado pelas certificações. 

Saiba Mais: Como conquistar clientes de receita recorrente em TI? 

Por fim, é importante destacar que as organizações também são beneficiadas ao investir na capacitação dos seus funcionários. Colaboradores de alto desempenho, técnica e performance, afinal, potencializam a credibilidade do negócio, a qualidade dos processos e o nível dos seus resultados. 

7 certificações de TI para alavancar sua carreira 

Diversidade de opções de certificações de TI não falta no mercado atual. Hoje, é possível escolher entre variados contextos de atuação, a exemplo de Segurança da Informação, Gestão de Recursos de TI, Engenharia e Arquitetura de Dados e muitos outros.  

Diante de tantos caminhos, é claro que o profissional não precisa investir em todos: o interessante é analisar a área de capacitação desejada e as certificações mais valorizadas nos mercados nacional e regional, a depender do local em que se atua

Para te ajudar, reunimos 7 das certificações de TI mais requisitadas do mercado. Confira: 

ITIL 

Emitida por um framework muito popular, essa certificação é considerada um pré-requisito básico em determinadas organizações. O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) reúne as melhores práticas para a gestão e execução das atividades de TI

Reconhecido no mundo todo, o ITIL é um dos mais procurados por quem atua na área de TI, apresentando 4 níveis: Fundamentação, Intermediário, Expert e Master

Os profissionais certificados adquirem conhecimentos para reduzir custos operacionais, maximizar a produtividade, aumentar a segurança dos ativos e estabelecer rotinas de manutenção, além de aplicar qualidade no atendimento e nos serviços de TI

Saiba Mais: ITIL: o que é e como funciona na gestão de TI?

AWS 

Os profissionais especializados na gestão de cloud computing são cada vez mais valorizados e buscados no mercado. Afinal, a maioria das organizações está readaptando suas estruturas operacionais e migrando suas infraestruturas para a nuvem.

Nesse cenário, uma das certificações mais importantes e de destaque é a da Amazon Web Services (AWS), uma das líderes no segmento de computação em nuvem. A certificação AWS é voltada para os cargos de Developer, Architect, Cloud Practitioner e Operations. Os níveis são 3: Foundational, Associate e Professional. 

COBIT 

Da instituição ISACA (Information Systems Audit and Control Association), o COBIT atua como um guia para a gestão de TI. Sigla para Control Objectives for Information and related Technology, a certificação é bastante buscada por profissionais envolvidos em governança de TI, a exemplo de auditores de sistemas, administradores de TI e gestores de segurança cibernética. 

Quem se certifica no processo está apto para gerenciar e minimizar os riscos do negócio, focar em integridade e segurança e aplicar diretrizes baseadas em auditoria para controles, processos e práticas de TI.  

Um exame é disponibilizado pela ISACA para avaliar os conhecimentos do COBIT Foundation. 

Saiba Mais: Como vender serviços de TI: 6 dicas matadoras para autônomos 

CISSP 

De nível avançado, a CISSP é uma certificação que atesta os conhecimentos de um profissional no campo da Segurança da Informação, transformando-o em um Certified Information Systems Security Professional

Nesse sentido, a CISSP é altamente indicada para quem deseja alavancar a carreira na área de cyber segurança, validando sua expertise no setor. Os profissionais certificados atestam suas competências na arquitetura, design, gerenciamento e controles que garantem a proteção no ambiente dos negócios.  

Exame MS-900 

Voltado para iniciantes e disponibilizado pela Microsoft, o Exame MS-900 Microsoft 365 Fundamentals é focado em candidatos que desejam mostrar conhecimentos básicos sobre a adoção dos serviços de nuvem e sobre o modelo Software as a Service (SaaS), além das ofertas de serviços na nuvem da Microsoft 365.  

Essa certificação pode ser considerada preliminar para exames como o Office 365, Azure Information Protection (AIP) e Windows 10. 

CompTIA CySA+

De nível intermediário, a certificação CySA+  aplica a análise comportamental a dispositivos e redes para detectar, prevenir e combater ameaças cibernéticas através de monitoramento contínuo da segurança.  

Saiba Mais: 8 dicas-chave para alavancar sua prestação de serviços de TI

Certified Ethical Hacker (CEH) 

O programa propõe que os alunos atuem em um ambiente prático para aprender como conduzir hackers éticos. Nesse cenário, a CEH possibilita que os profissionais ampliem seus conhecimentos sobre segurança da informação com um viés diferenciado: hackeando. 

Ao longo do aprendizado, os participantes verificam, testam, hackeiam e protegem seus próprios sistemas. A certificação é oferecida em 3 níveis: Core, Advanced e Expert

Por fim, é interessante destacar 4 organizações que se destacam na disponibilização de certificações de TI: CompTIA, AWS, ISACA e Google

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Confira também 7 dicas valiosas para alavancar sua carreira de TI! 

Deixe um comentário

×