Outsourcing vs serviços gerenciados de TI: você sabe diferenciá-los? Conhece as vantagens de cada modalidade? 

Com as exigências do mercado e a importância crescente da TI dentro das organizações (afinal, a área assume uma opção cada vez mais estratégica…), as aplicações da tecnologia nas empresas vão se transformando – o que inclui o modelo de contratação. 

Nesse contexto, é bem provável que você esteja familiarizado com o formato outsourcing, que representa bom custo-benefício e a dedicação de profissionais terceirizados e especializados na gestão de processos importantes. 

Por sua vez, em uma perspectiva mais nova, os serviços gerenciados em TI têm ganhado espaço em negócios de todos os portes, incrementando a expertise em diferentes frentes e fortalecendo o modelo MSP. 

Saiba mais sobre as duas (vantajosas) modalidades de serviços em TI e suas diferenças, identificando qual é a mais indicada para as suas necessidades!

Outsourcing de TI: recapitulando o conceito 

Em linhas simples, o outsourcing nada mais é do que a prática de terceirizar serviços, sendo muito associado ao departamento de TI. Dessa forma, é possível transferir determinadas tarefas ou responsabilidades estratégicas para um ou mais fornecedores

Redução de custos operacionais, ganho de produtividade e potencialização de resultados em uma determinada área são alguns dos benefícios, tendo em vista que a empresa pode contar com especialistas e focar os esforços da sua equipe no core business do negócio. 

Saiba Mais: Tipos de outsourcing de TI: você consegue diferenciá-los? 

E os serviços gerenciados de TI, o que são? 

O advento do modelo MSP (managed service provider) vem transformando o mercado de prestação de serviços em TI com a oferta de expertise e experiência em demandas específicas através da contratação de parceiros terceirizados

Nesse sentido, a modalidade de serviços gerenciados permite que os negócios contem com esses prestadores especializados na resolução de problemas internos. Os benefícios alcançados são os mesmos do outsourcing, incluindo maior eficiência operacional, “liberação” do time interno para trabalhar em outros assuntos importantes, minimização de custos e mais. 

Até agora, ambos os modelos parecem bem similares, não? Afinal, quais são as diferenças entre essas terceirizações de serviços em TI? É o que veremos a seguir! 

Saiba Mais: Serviços gerenciados de TI: como funcionam e por que investir? 

Outsourcing vs serviços gerenciados de TI: 5 diferenças

Quando o assunto é outsourcing vs serviços gerenciados de TI, as especificidades de cada contexto pode ser nebulosa. Confira a seguir as 5 principais diferenças entre as modalidades: 

Modelo de contratação/Formas de pagamento 

No contrato de trabalho do outsourcing de TI, é considerada a especialização do profissional e o tempo em que ele ficará alocado na empresa contratante. Dessa forma, o serviço é pago como um todo, incluindo o tempo que o profissional permanecer ocioso

Por sua vez, os serviços gerenciados funcionam em um modelo de pagamento sob demanda, o que é um diferencial bastante interessante. O fornecedor só paga pelos recursos que utiliza, em um sistema de cobrança baseado em créditos. 

Funciona assim: em determinado mês, paga-se pelos recursos e tempo efetivamente gastos no trabalho. Se os créditos disponíveis para o período não forem utilizados por completo, eles ficarão armazenados como “créditos” para o contratante, podendo ser usados posteriormente. 

Perfil proativo x reativo na resolução de problemas 

A postura diante dos problemas também é diferente em se tratando de outsourcing vs serviços gerenciados de TI. No primeiro caso, a postura do trabalho é mais reativa, ou seja, a equipe terceirizada vai atuar para solucionar ou remediar uma falha que já aconteceu

Não por acaso, muitas vezes a KPI de sucesso do outsourcing é a diminuição no número de chamados, que indica que menos problemas estão acontecendo. 

Já os serviços gerenciados atuam com uma postura mais proativa, prevenindo e evitando as falhas. O monitoramento de processos e a gestão da segurança da informação estão entre as principais responsabilidades das equipes gerenciadas. 

Estrutura e gestão das equipes 

No outsourcing, a responsabilidade dos profissionais contratados é mais restrita. A equipe terceirizada somente soluciona as demandas e aloca os recursos. A gestão de pessoas e as outras atividades associadas à terceirização ficam a cargo da empresa contratante. 

No caso dos serviços gerenciados de TI, a gestão da equipe envolvida é compartilhada. Na prática, isso significa que os profissionais terceirizados desempenham suas funções e ainda ajudam a gerenciar a qualidade e as rotinas do trabalho. 

Saiba Mais: GLPI: conheça a solução que pode revolucionar sua gestão de serviços 

Ferramentas de gerenciamento 

Aqui, estamos falando sobre quem se responsabiliza por fazer a “vigilância de uso” sobre as soluções contratadas, incluindo o pagamento das licenças de softwares e hardwares.

Pois bem: no outsourcing, o cliente ou contratante deve arcar com os licenciamentos, além de ficar a cargo do monitoramento dos seus servidores.

O provedor de serviços gerenciados (MSP), por sua vez, já inclui todos esses valores e serviços no pacote. Ainda assim, vale lembrar: a empresa contratante precisa analisar bem as ofertas para verificar quais serviços são adequados ao seu negócio. 

Gestão interna da TI 

Em se tratando do outsourcing, o gestor interno da TI ainda deve atuar junto ao controle das tarefas terceirizadas pela empresa, garantindo a qualidade do processo e a evolução do trabalho dos colaboradores. 

Na modalidade dos serviços gerenciados, o gestor e a equipe interna da empresa contratante ficam mais livres para se dedicar às tarefas estratégicas do negócio. Isso porque a gestão das tarefas terceirizadas fica por conta dos próprios MSPs ou provedores contratados

Dessa forma, o gestor interno deve apenas delegar as operações ao profissional contratado, supervisionando o processo de maneira ampla. Para garantir que o processo continue “rodando” bem, é preciso fazer reuniões periódicas para alinhar as metas e os projetos a serem executados. 

Por fim, é importante destacar que as duas modalidades podem trazer vantagens muito significativas para as organizações, possibilitando contar com o apoio de especialistas capacitados para atender a demandas específicas. 

Nesse cenário, para fazer uma escolha acertada entre os modelos, é importante que a equipe faça uma análise profunda das necessidades e objetivos específicos da empresa, identificando prioridades e o perfil desejado na futura parceria de trabalho

E então, gostou do conteúdo? Agora que você se aprofundou no debate “outsourcing vs serviços gerenciados de TI”, confira nossas dicas para selecionar os melhores parceiros e fazer uma contratação acertada! 

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